ABES

Home Livraria Virtual
Livraria Virtual PDF Imprimir E-mail

mala-direta_DiBernardo_2012_abes

 

Métodos Laboratoriais de Análises Físico-Químicos e Microbiológicas – Águas & Efluentes & Solo Meio Ambiente

 Solicitar Livro »

Autor: Jorge Antônio Barros de Macêdo
Páginas: 1009
Edição: 4ª Edição - Atualizada e revisada
Editora: CRQ-MG
Resumo: Nessa edição, além das metodologias, é apresentado informações teóricas sobre cada substâncias ou elemento a ser analisado, com maior novidade, apresenta algumas metodologias envolvendo a área de solo.

PROCESSOS BIOLÓGICOS ACANÇADOS – Para tratamento de efluentes e técnicas de biologia molecular para o estudo da diversidade microbiana

 Solicitar Livro »

Autores: Márcia Dezotti, Geraldo Lippel Sant’Anna Júnior e João Paulo Bassin
Páginas: 357
Editora: Editora Interciência
Resumo: Este livro é fruto de inúmeras discussões acerca dos processos biológicos de tratamento e águas residuárias. As discussões versam sobre diversos aspectos, como o volume de lodo gerado, a eficiência do processo, os aglomerados microbianos, a formação e a eficiência dos biofilmes, como utilizar as informações obtidas pelas técnicas moleculares, entre muitos outros, mas especialmente sobre os fundamentos dos processos.
Atualmente, a busca por unidades compactas e mais eficientes para tratamento dos mais diversos tipos de efluentes tem levado ao desenvolvimento e processos biológicos.
Esta obra procura justamente descrever esses novos processos com foco nos fundamentos e suas aplicações.
É importante que a comunidade científica, assim como os estudantes de diversos cursos de Graduação e Pós-Graduação, tenham acesso às informações nele contidas.
Pretende-se contribuir para a formação de profissionais, sejam da área acadêmica ou do setor produtivo e que tenham suas vidas profissionais voltadas ao mio ambiente, especialmente ao mundo das águas.

Lodos Ativados

 Solicitar Livro »

Autor: Marcos Von Sperling
Páginas:428
Editora: UFMG
Resumo: É o quarto da série intitulada “Princípios do tratamento biológico de águas residuárias”. São apresentados conceitos, dados e informações relativos à teoria e à prática, cobrindo projeto e operação de sistemas de lodos ativados. São Descritos os princípios básicos da remoção da matéria carbonácea e dos nutrientes nitrogênio e fósforo, da sedimentação e da aeração. Em termos de dimensionamento, são cobertos os reatores de fluxos contínuo, os decantadores secundários, os sistemas de remoção biológica de nutrientes, os seletores, os reatores de operação intermitente e o sistema de lodos ativados como pós-tratamento de efluentes anaeróbicos. com relação à operação, abordam-se as principais estratégias de controle operacional, o monitoramento a solução de problemas operacionais.

Princípios de Toxicologia Ambiental

 Solicitar Livro »

Autora: Cristina Lúcia Silveira Sisinno
Editora: Editora Interciência
Páginas: 198
Resumo: A Toxicologia ambiental estuda os efeitos adversos da substância no ambientes sobre os seres vivos. Essa disciplina vem ganhando cada vez mais importância, sobretudo em função dos crescentes episódios de contaminação ambiental. Em geral, a Toxicologia Ambiental é pouco estudada nos cursos de Graduação, sendo uma disciplina mais difundida nos cursos lato sensu e stricto sensu. Todavia, entendemos que a demanda por essa área de conhecimento também tem aumentado muito; o que traz a necessidade da transmissão dessas informações à diversas áreas de formação, sobretudo àquelas relacionadas às ciências da saúde. Assim sendo, “Princípios de Toxicologia Ambiental” é uma apresentação deste tema de maneira simplificada e resumida podendo servir como material didático para todas as categorias de estudantes, principalmente, para aqueles que querem começar a atender melhor o princípio que afirma: todas as substâncias são tóxicas.

Introdução ao controle de poluição ambiental

 Solicitar Livro »

Autor: José Carlos Derisio
Editora: Oficina de textos
Páginas: 223
Resumo: O livro aborda os principais usos da água, do ar e do solo; os tipos de poluição que os afetam e os danos provocados; parâmetros e métodos para avaliação de qualidade; técnicas de controle de poluição; e aspectos legais e institucionais. A obra também trata da poluição decorrente de ruídos, vibrações e radiação, assim como de sistemas de gestão ambiental, de acordo com a norma ISSO 14001.
Apresentando uma visão integrada e abrangente sobre o tema, Introdução ao controle de poluição ambienta é uma referência para estudantes de processos industriais e gestão ambiental, bem como constitui uma leitura obrigatória para todos os profissionais que procuram racionalizar a produção, diminuir o desperdício de insumos e encontrar formas mais eficientes de uso e reúso de recursos naturais e matérias-primas.

Energia, Recursos Naturais e a Prática do Desenvolvimento Sustentável

 Solicitar Livro »

Autores: Lineu Belico dos Reis, Eliane A. F. Amaral Fadigas e Cláudio Elias Carvalho
Páginas: 447
Editora: Manole
Resumo: Na nova edição deste livro, Energia, Recursos Naturais e a Prática do Desenvolvimento Sustentável, a abordagem da integração da energia com temas ligados aos recursos naturais e ao desenvolvimento sustentável é realizada por meio da discussão e análise de questões como o elo entre a energia , a infraestrutura e as sustentabilidade; a energia no contexto global de infraestrutura; os recursos naturais, a matriz energética e as bases para um planejamento energética e as bases para um planejamento energético voltado ao desenvolvimento sustentável.

Dicionário Saneamento Ambiental

 Solicitar Livro »

Autor: Ariovaldo Nuvolari
Editora: Oficina de textos
Páginas: 336
Resumo: Dicionário de Saneamento Ambiental define de forma precisa e atualizada mais de 6.500 verbetes relacionados à área, englobando diversos campos de atuação e conhecimento, como tratamento de água e esgoto, poluição ambiental, gestão de resíduos, saúde pública, Microbiologia, Química, Engenharia e legislação ambiental, entre outros. Resultado de anos de pesquisa de pesquisas, esta é uma importante obra de referência para pesquisadores, estudantes e profissionais de Planejamento e Gestão ambiental, Biologia, Ecologia e Saneamento Ambiental.

Tratado Sobre Resíduos Sólidos – Gestão, uso e sustentabilidade

 Solicitar Livro »

Autora: Regina Mambeli Barros
Editora: Interciência
Páginas: 357
Resumo: O livro visa a apresentar ao leitor, estudantes de graduação ou pós-graduação em engenharia e profissionais atuantes na área civil e ambiental, os conceitos sbre a gestão dos Resíduos Sólidos, com especial enfoque energético, desde a sua composição e origem, acondicionamento e coleta (normal ou seletiva), processamento, tratamento e disposição final, assim como uma base jurídica e normativa no contexto brasileiro. Inclui-se aqui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Estudos e Modelagem da Qualidade da Água de Rios

 Solicitar Livro »

Autor: Marcos Von Sperling
Editora: UFMG
Número de páginas: 588
Resumo: O presente volume é o sétimo livro da série intitulada “Princípios do tratamento biológico de água residuárias”. Esse livro é dividido em duas partes: conceitos básicos e ESTUDOS de caracterização e MODELAGEM e controle da QUALIDADE da água. Como nos demais livros da série, a abordagem didática inclui diversas tabelas, figuras e exemplos de aplicação, permitindo que o leitor possa estruturar, de forma consciente, seus próprios modelos de QUALIDADE.

Recursos Hídricos no Século XXI

 Solicitar Livro »

Autores: José Galizia Tundisi e Takako Matsumura- Tundisi
Editora: Oficina de Textos
Número de páginas: 328
Resumo: Com o crescente problema de escassez e contaminação, a preocupação com o manejo sustentável da água ganha cada vez mais relevância em todo o mundo. Estimativas da ONU apontam que até o ano de 2025 o número de pessoas que vivem em países submetidos a grande pressão sobre os recursos hídricos passará dos cerca de 700 milhões atuais para mais de 3 bilhões. Fatores ambientais, econômicos, sociais e gerenciais contribuem para esta crise de abrangência mundial. Como quebrar paradigmas, planejar e gerir os recursos hídricos? Como evitar a deterioração dos suprimentos de água?
Recursos hídricos no Século XXI, edição revista e ampliada do livro Água no Século XXI, vem para responder estas e outras perguntas. Apresenta a situação atual dos recursos hídricos no Brasil e no mundo, seus usos múltiplos, os principais desafios enfrentados e os mais recentes desenvolvimentos científicos e tecnológicos na área. A obra discute soluções e alternativas de gestão, com exemplos reais e inovadores implantados em diversos países e mostra que cada vez é mais importante descentralizar e integrar a gestão, estabelecer novas políticas públicas e desenvolver cursos e programas de capacitação.
Recursos hídricos no Século XXI surge como fonte de informação ampla e atualizada aos profissionais da área ambiental, estudantes de graduação e pós- graduação em Biologia, Engenharia Ambiental, Geografia e Ecologia e a todos aqueles interessados no assunto.

O saneamento no Brasil - Políticas e interfaces

 Solicitar Livro »

Autores: Sonaly Cristina Rezende e Léo Heller
Editora: UFMG
Número de páginas: 387
Resumo: Esta 2ª edição, revista e ampliada, focaliza as ações e políticas de saneamento ao longo da história do Brasil, tanto na esfera pública quanto privada, com ênfase na sua relação com a saúde e identificando seus determinantes sociais, econômicos e culturais. A obra se apresenta em linguagem acessível, com exposição clara, atraente e de qualidade. A história do saneamento no Brasil é apresentada em uma visão abrangente desde sua origem até os tempos atuais, incluindo um paralelo entre essa trajetória e a evolução histórica da área no mundo. Além disso, traz uma discussão acerca da evolução recente do saneamento no País, considerando as inovações introduzidas no governo Lula, e sinaliza tendências, a partir do novo quadro legal e institucional. Dado o papel estratégico que o tema ganhou em nossas sociedades, a obra interessa tanto a profissionais de diferentes campos como também ao público em geral.

Tratamento Biológico de Efluentes - Fundamentos e Aplicações

 Solicitar Livro »

Geraldo Lippel Sant’Anna Jr.
Editora: Interciência
Número de páginas: 398
Resumo: O livro versa sobre os processos de tratamento de efluentes (esgotos domésticos e industriais) que permitem remover os poluentes majoritários presentes nessas águas (material orgânico, nitrogênio e fósforo).
A obra se destina não somente aos estudantes de Graduação dos cursos de Engenharia Civil (saneamento, recursos hídricos, engenharia urbana), de Engenharia Química, de Engenharia Ambiental e de Biologia, como também aos estudantes de Pós-Graduação dos muitos cursos que abordam o tema da poluição das águas nos seus currículos. O livro também procura atender o interesse por conhecimentos, no tema do tratamento de efluentes, dos profissionais de empresas públicas e privadas, que atuam na área de saneamento ambiental, gerência ambiental e projeto.

Reflexão e Práticas em Educação Ambiental -Discutindo o consumo e a geração de resíduos

 Solicitar Livro »

Autores: Juscelino Dourado e Fernanda Belizário
Editora: Oficina de Textos
Número de páginas: 175
Resumo: Reflexão e práticas em educação ambiental discute questões atuais envolvendo ensino e meio ambiente, pondo o dedo na ferida da questão de consumo de bens, geração e descarte de resíduos, políticas públicas e pedagogia. Alia uma grande experiência prática, fruto de anos de pesquisas e debates sobre o tema conduzidos pelo Instituto Estre.
O livro discute temas tradicionais da educação ambiental sob novas perspectivas, a formação de equipes de educadores ambientais e os impactos do consumo e da geração de resíduos, entre outros temas. Inclui também uma série de exemplos práticos de atividades pedagógicas para educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Uma referência importante para professores, educadores ambientais e pesquisadores.

Resíduos Sólidos - Problema ou Oportunidade?

 Solicitar Livro »

Autores: Daniel Véras Ribeiro e Márcio Raymendo Morelli
Editora: Interciência
Número de páginas: 135
Resumo: A geração de resíduos é um problema que acompanha o desenvolvimento da humanidade ao longo dos séculos. No entanto, somente após a Revolução Industrial este problema se tornou relevante e passou a comprometer a qualidade de vida das comunidades. Os avanços tecnológicos possibilitaram cada vez mais o acesso dos indivíduos a bens de consumo e o aumento deste consumo incentivou o aumento da produção industrial, fechando um ciclo, que tem como consequência a degradação ambiental. Apesar disso, a busca pelo crescimento econômico de forma desenfreada fez com que as questões ambientais somente viessem à tona nas últimas décadas do século passado. Por isso, a procura por soluções que busquem atenuar os impactos ambientais gerados pelo homem vêm se multiplicando. Neste sentido, é apresentada uma metodologia de gestão de resíduos sólidos, que tem como objetivo transformar este lixo industrial em um novo insumo que pode ser aproveitado pela mesma indústria geradora ou outras, de setores diversos.

Sistema de Gestão Ambiental para Empresas

 Solicitar Livro »

Autores:Maria Cristina Fogliatti, Vânia Barcellos Gouvêa Campos, Marco Aurélio Chaves Ferro, Laura Sinay, Isolina Cruz
Editora: Interciência
Número de páginas: 128
Resumo: Este livro visa principalmente à capacitação técnica de profissionais na gestão ambiental de serviços como transportes, geração e transmissão de energia, turismo, saneamento básico, telefonia, comunicações e outras tão importantes para o desenvolvimento sustentável de uma nação.
Como a proposta do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) segue as especificações da norma ISO 14001, os exemplos apresentados no texto são de extrema importância para aqueles que buscam um modelo de SGA a ser certificado pela norma mencionada.
Este texto colabora ainda no fortalecimento da consciência social sobre a necessidade da preservação ambiental.

Lixo, Reciclagem e sua História - Guia para as prefeituras Brasileiras

 Solicitar Livro »

Autor: Sidney Grippi
Editora: Interciência
Número de páginas: 166
Resumo: O lixo é matéria-prima fora do lugar. A forma com que uma sociedade trata do seu lixo, dos seus velhos, dos meninos de rua e dos doentes mentais atesta o seu graus de civilização.
O tratamento do lixo doméstico, além de ser uma questão com implicações tecnológicas é antes de tudo uma questão cultural.
Esse foi o correto enfoque de Sidney Grippi no seu oportuno livro Lixo, reciclagem e sua história - guia para prefeituras brasileiras - segunda edição, onde desenvolve o tema em profundidade, sendo assim um instrumento ágil para a melhoria da nossa qualidade de vida.

Introdução ao Gerenciamento Ambiental

 Solicitar Livro »

Autor: Cristiano Poleto
Editora: Interciência
Número de páginas: 336
Resumo: O padrão de relacionamento que o homem tem adotado, frente aos recursos naturais do planeta Terra, está imputando a degradação do ambiente em suas mais diversas vertentes. Assim, é necessário desenvolver uma visão macro do sistema e buscar na multidisciplinaridade do assunto, a possibilidade de compreensão dessa complexa interação e, consequentemente, gerar ações que possam minimizar ou eliminar os danos causados pelas ações antrópicas.
Neste contexto, o Gerenciamento Ambiental e a presença de profissionais qualificados a implementá-lo ganham uma importância cada vez maior. Profissionais donos de uma visão abrangente serão capazes tanto de evitar a ocorrência de futuros danos ao ambiente quanto mitigar problemas já existentes.
Com esse intuito, reuniu-se um grupo de Professores e Pesquisadores que trabalham com recursos naturais, para fornecer subsídios que o profissional da área ambiental deve ter em mente ao elaborar, fiscalizar ou mesmo implementar projetos ambientais e afins. O fruto desse trabalho é o presente livro o qual aborda pontos fundamentais para a qualificação profissional e, consequentemente, a preservação do nosso Ambiente.

Manual de Controle da Qualidade e Operação do Sistema de Abastecimento de Água

 Solicitar Livro »

Autor: José Moreno, Nizar Qbar, Regina Mei Onofre e Roseane Maria Garcia Lopes de Souza
Número de páginas: 318
Resumo: O manual desenvolve-se ao longo de 16 capítulos, estruturados como segue: água e Saúde, Plano de Segurança da Água – PSA, Sistema de Abastecimento de Água, Cloro: Propriedades e Uso, Desinfecção, Manual do Cloro, Difusores para ETA e ETE, Cuidados com a Reservação, Operação da Rede de Distribuição, Unidades Móvel de Desinfecção, Estudo Relativos a Corrosão Interna das Tubulações, Fluoretação, Poços, Dosagem de Produtos Químicos por Bombas Dosadoras, Clorador por Difusão, Dosador de nível Constante. Nos 03 primeiro capítulos, após abordarem a relação da água como a saúde humana, os autores entram na questão do Plano de Segurança da água e dos Sistemas de Abastecimento de Água, Assuntos da maior atualidade face às exigências da recém aprovada Portaria 2914 do Ministério da Saúde.
A seguir, a questão do uso do cloro em estações de tratamento de água e de esgoto é tratada com uma profundidade ímpar, onde aspectos extremamente teóricos mostram o embasamento que deu suporte à experiência dos autores, tornando os ensinamentos ali contidos, em úteis lições para os leitores.
Informações extremamente oportunas sobre reservação e distribuição de água tratada são apresentadas nos capítulos que seguem. Aspectos relativos aos complexos processos de corrosão interna das tubulações, bem como o pré direcionamento de sistemas móveis de desinfecção são ali colocadas.
Em seguida, os autores fornecem importantes elementos para o entendimento da operação de fluoretação e também sobre os diferentes tipos de poços. Assim sendo, o manual oferece ao leitor os necessários conhecimentos que lhes darão condições para projetar e operar com segurança, sistemas de dosagem de produtos químicos utilizados no processo de produção de água para abastecimento público.

Guia de potabilidade para substância químicas

 Solicitar Livro »

Autor: Gisela de Aragão Umbuzeiro
Editora: Limiar
Número de páginas: 144
Resumo: O objetivo deste Guia é fornecer subsídios técnico-científicos para que os setores de Saúde, Meio Ambiente, Saneamento, Recurso hídricos, Agências Reguladoras, Ministério Público e entidades privadas possam iniciar uma discussão sobre o complexo processo de priorização de substâncias químicas a serem regulamentadas no Estado de São Paulo, critérios a serem adotados, limitações tecnológicas e ferramentas para proteção da saúde de populações que consomem águas fora dos padrões de potabilidade ou oriundas de áreas contaminadas.

Sistemas de Bombeamento
Eficiência Energética

 Solicitar Livro »

Organizador: Heber Pimentel Gomes
460 páginas / Editora Universitária UFPB
O objetivo do presente livro é proporcionar aos profissionais da área de saneamento e afins, as diversas matérias concernentes à engenharia de sistemas de bombeamento, com vistas à adoção de medidas necessárias ao aumento da eficiência energética dos sistemas de abastecimento e de esgotamento sanitário. O livro aborda, de forma integrada, os diversos assuntos da mecânica dos fluidos, da hidráulica pressurizada, das bombas e elementos de controle, dos motores elétricos e seus acionamentos, dos processos de automação, da otimização de projetos de rede e estações elevatórias, dos processos de manutenção de sistemas, etc.
Foi escrito por vários autores com larga experiência acadêmica e prática, na área de sistemas de bombeamento. Está organizado de maneira que os capítulos relacionam-se entre si, em uma sequência lógica, abordando os diversos temas relativos ao diagnóstico e às soluções de problemas de sistemas de bombeamento.

Micromedição em Sistemas de Abastecimento de Água

 Solicitar Livro »

Autor: Adalberto Cavalcanti Coelho
348 páginas / Editora: Editora Universitária – UFPB
O presente livro aborda um dos aspectos mais importantes para a determinação do balanço hídrico em sistemas de abastecimento urbano de água; a micromedição. O hidrômetro não é um aparelho capaz de registrar sempre com exatidão o volume de água que o atravessa. Na prática, alguns medidores possuem considerável limitação de exatidão sobre determinadas condições. Além disso, muitas vezes, os hidrômetros são selecionados e dimensionados de forma incorreta e, assim, não registram parte da água consumida, sendo comum a ocorrência de submedições superiores a vinte por cento do volume de água distribuído.
O objetivo do presente livro é fornecer os elementos básicos necessários à operação otimizada aos que militam nas empresas concessionárias. O livro apresenta a forma de fazer a avaliação do parque de hidrômetros e os fundamentos técnico/econômicos, que devem nortear a política de micromedição (seleção, dimensionamento, substituição preventiva e corretiva). Discute a necessidade de modernização do parque de hidrômetros, destacando as características dos aparelhos disponíveis do mercado, e o estudo de alternativas técnico/econômicas para os diferentes tipos de hidrômetros a utilizar em cada grupo de clientes. A medição individualizada de água em apartamentos é tratada de forma ampla, mostrando-se a forma de executá-la nos edifícios novos e antigos. Para esse tipo de mediçã, especial atenção quanto à utilização de leitura à distância por radio frequência e por GPRS. O livro analisa, a importância de substituição preventiva e corretiva do hidrômetros, assegurando-se a qualidade metrológica do parque.
A edição foi elaborada foi elaborada com apoio da ELETROBRÁS (Centrais Elétricas Brasileiras S.A), no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica para o setor de saneamento (PROCEL SANEAR – Eficiência Energética no Saneamento Ambiental).

Manual de Sistemas de Bombeamento – Eficiência Energética

 Solicitar Livro »

Autor: Heber Pimentel Gomes e Paulo Sérgio O. de Oliveira
186 páginas / Editora: Editora Universitária – UFPB
O presente Manual tem como objetivo proporcionar aos técnicos e engenheiros da área de saneamento, ensinamentos necessários à adoção de medidas que proporcionem o aumento da eficiência energética dos sistemas de abastecimento e de esgotamento sanitário. É um material prático que complementa o conteúdo do livro Sistemas de Bombeamento: Eficiência Energética, publicado pelo Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica da UFPB, em 2009, com o apoio da Eletrobrás.
As informações contidas neste Manual são as mais atualizadas possíveis e essencialmente práticas. O material é dividido em cinco capítulos: os três primeiros tratam de informações básicas sobre bombas e instalações elevatórias, sobre motores elétricos e dispositivos de comando e proteção e sobre medidores de grandezas hidráulica e elétricas e válvulas de controle. As informações contidas neste capítulo iniciais são necessárias aos diagnósticos e procedimentos básicos, para a adoção de ações de eficiência energética a serem implantadas nos sistemas de saneamento e que são abordados nos capítulos quatro e cinco. Esta edição foi elaborada com apoio financeiro da ELETROBRAS (Centrais Elétricas Brasileiras S.A), no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica para o setor de Saneamento (Procel Sanear – Eficiência Energética no Saneamento Ambiental).

MÉTODOS E TÉCNICAS DE TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO DOS RESÍDUOS GERADOS EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA.

 Solicitar Livro »

Autor: Luiz Di Bernardo, Angela Di Bernardo Dantas e Paulo Eduardo Nogueira Voltan
Páginas: 530
Editora: LDiBe
Embora alguns livros de autoria do Prof. Luiz Di Bernardo e colaboradores contenham capítulos específicos sobre os resíduos gerados em estações de tratamento de água – RETAs, o referido professor, juntamente com outros autores , publicam agora, este livro que contém informações imprescindíveis aos profissionais envolvidos com o projeto e a operação de estações de tratamento dos resíduos – ETRs.
O livro buscou atualizar conhecimentos sobre a origem, qualidade e propriedade dos resíduos; características do escoamento, aspectos legais pertinentes, tecnologias de tratamento de água e resíduos então gerados – além de incluir diversos exemplos de projeto. O Capitulo 1 versa sobre a problemática dos RETas enquanto os Capítulos 2 e 3 resumem as tecnologias de tratamento de água e as respectivas eficiências relacionadas às características qualitativas e quantitativas dos resíduos gerados. O Capítulo 4 apresenta os índices físicos, as propriedades dos resíduos e as características do escoamento, o Capitulo 5 contém informações sobre a legislação e a classificação dos resíduos; o Capitulo 6 resume as tecnologias de tratamento dos RETAs. Os capítulos 7,8,9,10 e 11 apresentam os diversos tipos de unidades de tratamento dos RETAs e exemplos de dimensionamento.

CICLO AMBIENTAL DA ÁGUA da chuva à gestão

 Solicitar Livro »

Organizador: Dirceu D’Alkmin Telles
Páginas: 501
Editora: Editora Blücher Ltda.
Esta Obra reúne autores que conhece parte dos processos e estão colaborando com seu conhecimento, mostrando, de forma sucinta, a presença, as transformações e os movimentos da água no Planeta Terra, suas causas e efeitos naturais, decorrentes das ações antrópicas. Eles escreveram para inspirar você a voltar a se questionar, perguntar, ouvir e principalmente a acordar para a urgência que temos em tratar desse assunto. Em virtude da reconhecida competência dos autores, estabeleceu-se que cada um deles teria plena liberdade, na escolha do conteúdo e na forma de expressá-lo, revelando a importância das águas interiores. Nessas condições, possíveis competições e divergências fazem parte do processo. A partir de agora você não vai mais ter uma opinião sobre algo que não conhece ou deixar de se sensibilizar com a nossa forma atual de entender o desenvolvimento da humanidade. Teremos que buscar outras maneiras de tratar a água daqui por diante. Este livro é uma pequena gosta num oceano urgente de ser navegado. O importante é lembrar que o oceano é formado por gotas como essa. Bem-vindo!

Abastecimento de água

 Solicitar Livro »

Autor: Milton Toyuki Tsutiya
643 páginas / Editora Daikoku
Este livro intitulado “Abastecimento de Água” apresenta conceitos fundamentais que servirão para orientar os estudiosos do assunto. Abrange desde a captação até a distribuição. Entretanto, não consta o capitulo sobre água potável, uma vez que há inúmeras publicações de altíssimo nível sobre o assunto. Tenho certeza de que este livro servirá, também, como manual pra projeto, acompanhamento e manutenção de obras de abastecimento de água, pois o Professor Doutor Milton Tomoyuki Tsutiya atuou muitos anos nessa área na SABESP, este apresenta sua experiência na área de projeto, planejamento e principalmente na área de pesquisa, onde tem atuado nos últimos anos buscando a melhoria dos sistemas de água e esgoto.

Abastecimento de água - O estado da arte e técnicas avançadas

 Solicitar Livro »

Autores: Heber Pimentel Gomes
Rafael Pérez García
Pedro L. Iglesias Rey
386 páginas / Editora UFPB
O livro se constitui no primeiro volume, entre outros, a serem publicados sobre o tema Abastecimento de Água, enfatizando o estado da arte e as técnicas avançadas já desenvolvidas e disponibilizadas, atualmente, no mundo. O propósito deste livro é o de reunir, em um único compêndio, diversos capítulos, agrupados por temas, que abordam o desenvolvimento de avançadas tecnologias, atualmente disponíveis á engenharia de sistemas de abastecimento urbano de água. Os capítulos são agrupados nos temas: qualidade de água em redes, perdas de água, eficiência energética, reabilitação de sistemas, projetos otimizados e gestão de sistemas. Os capítulos possuem uma caráter cientifico e prático, onde se busca apresentar determinados estudos de caso referentes aos temas abordados.

Abastecimento de água para consumo humano

 Solicitar Livro »

Autores: Léo Heller
Valter Lúcio de Pádua
Volume: 01- 418 páginas Volume: 02 - 872 páginas
Editora UFMG
Este livro traz conteúdo e abordagem próprios para a utilização como livro – texto de disciplinas de graduação e de pós – graduação dedicadas ao tema do abastecimento de água, bem como material de suporte de disciplinas relacionadas ao saneamento, e de consulta para especialistas e profissionais da área. Observa- se em sua estrutura um cuidadoso balanceamento entre a necessidade de formação e de informação no campo tecnológico e sua contextualização na realidade social, histórica, cultural, demográfica, politico- institucional e legal, sobretudo dos países em desenvolvimento. O equilíbrio bem planejado entre o conhecimento acadêmico e a experiência profissional, oferecendo um relato atualizado dos temas tratados sem abrir mão do necessário rigor técnico- cientifico, reforçado pela importância do tema, torna este livro uma obra ímpar nos estudos e pesquisas concernentes á engenharia sanitária e ambiental.

Lodo de esgotos: tratamento e disposição final

 Solicitar Livro »

Autores: Cleverson V. Andreoli
Marcos Von Sperling
Fernando Fernandes
Princípios do Tratamento Biológico de Águas Residuárias / Volume: 6
481 páginas / Editora UFMG
O presente volume, “Lodo de esgotos: tratamento e disposição final”, é o sexto da série intitulada “Princípios do Tratamento Biológico de Águas Residuárias”. O presente volume enfoca, de forma integrada, toda a etapa de gerenciamento do lodo. São apresentados conceitos, dados e informações relativos à teoria e à prática, cobrindo projeto e operação, além de diversos exemplos de aplicação. Os principais itens cobertos são: (a) caracterização do logo; (b) tratamento do lodo: avaliação de alternativas, disposição no solo, transformação e descarte; (d) normatização para o uso agrícola, impactos ambientais e monitoramento.

Lagoas de estabilização

 Solicitar Livro »

Autor: Marcos Von Sperling
Princípios do Tratamento Biológico de Águas Residuárias / Volume: 3 / 2ª Edição Ampliada
196 páginas / Editora UFMG
O presente volume, “Lagoas de estabilização”, é o terceiro da série intitulada “Princípios do Tratamento Biológico de Águas Residuárias”. O presente volume enfoca o sistema de tratamento de esgotos por lagoas de estabilização. São descritos os princípios básicos e os critérios de dimensionamento dos principais sistemas para remoção da matéria carbonácea (lagoas facultativas; sistema de lagoas anaeróbias- lagoas facultativas; lagoas aeradas facultativas; sistema de lagoas aeradas de mistura completa- lagoas de decantação), organismos patogênicos (lagoas de maturação e de polimento) e nutrientes. São descritos ainda os principais aspectos construtivos, bem como dadas diretrizes básicas para a manutenção e operação dos sistemas, incluindo o gerenciamento do lodo.

Nutrientes de esgoto sanitário: utilização e remoção/ Esgoto

 Solicitar Livro »

Volume: 2
Coordenadores: Francisco Suetônio Bastos Mota Marcos Von Sperling
424 páginas / Editora ABES
Esta publicação é um dos produtos da Rede de Pesquisa sobre o tema “Desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias de condicionamento e de reuso de águas residuárias", considerando a qualidade do efluente tratado necessária para as possíveis utilizações e para atender ao padrão do enquadramento e aos múltiplos usos dos corpos d’água” do Programa de Pesquisas em Saneamento Básico- PROSAB- Edital 05, coordenada pelo Profº Francisco Suetônio Bastos Mota do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará.

Drenagem Urbana e Controle de Enchentes

 Solicitar Livro »

Autor: Aluísio Pardo Canholi
302 páginas / Editora Oficina de Textos
O engenheiro Aluísio Canholi foi responsável pela introdução no Brasil dos reservatórios de detenção urbanos, popularmente conhecidos por “piscinões”, e o responsável técnico por um dos maiores trabalhos de planejamento feitos no País: o Plano Diretor de Macrodrenagem da Bacia do Alto Tietê, uma das regiões mais problemáticas do mundo em termos de recursos hídricos.
Drenagem Urbana e Controle de Enchentes é uma contribuição técnica ímpar no campo da drenagem das grandes cidades. Introduz novos conceitos de projeto, revê o conceito clássico de Engenharia Sanitária de dimensionar obras hidráulicas e propõe novas medidas estruturais não convencionais para a drenagem das grandes cidades. Com destacado valor didático, a obra cobre a uma lacuna técnica importante, trazendo para estudantes e profissionais da Engenharia uma fonte de consulta até então inexistente na língua portuguesa. Referência para planejadores urbanos e outros profissionais de áreas correlatas, envolvidos com a infraestrutura das cidades e seus diversos impactos.

Lagoas de Estabilização - Projeto e Operação

 Solicitar Livro »

Autores: Erich Kellner
Eduardo Cleto Pires
242 páginas / Editora ABES
As lagoas de estabilização consistem em um dos sistemas mais simples que podem ser utilizados no tratamento de esgotos, principalmente pela facilidade de operação e manutenção, características importantes em estações de tratamento de águas residuárias. Consideradas uma ótima alternativa, principalmente para pequenas e médias comunidades, onde o preço da terra seja relativamente barato, podem, muitas vezes, vir a representar uma significativa melhora na qualidade de vida de uma região, tanto do ponto de vista sanitário quanto do ponto de vista econômico.

Gestão de Qualidade - Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental

 Solicitar Livro »

Autores: Arndt Kirchner
Hans Kaufmann
Dietmar Schmid
Georg Fischer
Tradução da 2ª edição alemã: Profª Drª Ingeborg Sell
239 páginas / Editora Nlucher
Gestão da qualidade, gestão da segurança do trabalho e gestão ambiental são as tarefas prioritárias dos gestores, indispensáveis em todas as empresas. Essas tarefas podem ser vantajosamente aglutinadas num sistema integrado de gestão. As partes principais do livro são:
• Funções da gestão da qualidade; NBR ISSO 9000:2005; Certificação; Gestão da qualidade total; KAIZEN; Manutenção; Segurança do trabalho; Diretrizes para máquina da EU; Gestão Ambiental.

Heróis da Natureza - Em defesa da terra

 Solicitar Livro »

Autores: Beatriz Monteiro da Cunha
Fernando Monteiro
39 páginas / Editora Evoluir Cultural
De forma lúdica, dinâmica e interativa, os autores convidam as crianças a participar de cinco missões para salvar o planeta de degradação ambiental: puricar o ar, cuidar da terra, limpar as águas, proteger os animais e repensar o lixo. Os Heróis da Natureza por meio de atividades diversas estimula jovens e crianças a cuidarem do planeta.

Introdução à Engenharia Ambiental

Livro indisponível

Autor: Suetônio Mota
5ª Edição
524 páginas / Editora ABES
A gestão ambiental para o desenvolvimento sustentável é uma área dinâmica e complexa. É complicada, não somente devido a sua complexidade e a incerteza dos sistemas naturais, mas, também, pela amplitude das pessoas e instituições envolvidas em suas diferentes perspectivas de como gerir o meio ambiente. É uma atividade interdisciplinar, envolvendo as últimas descobertas científicas, os avanços das novas tecnologias, análise e comunicação de dados e informações, propostas de políticas inovadoras, criativos arranjos institucionais e novos processos políticos e participativos.

Normalização, Certificação e Auditoria Ambiental

 Solicitar Livro »

Autor: Josimar Ribeiro de Almeida
592 páginas / THEX Editora
Esta Obra Atualizada destina-se a preencher o vazio existente quanto à consolidação dos procedimentos a serem adotados para fins de Normalização, Certificação e Auditoria Ambiental dos produtos, processos e serviços de empresas e indústrias, apresentando-se como fonte de referência atual e dinâmica para alunos de graduação e de pós-graduação, pesquisadores e consultores técnicos na área de meio ambiente.

Qualidade do Meio Físico Ambiental - Práticas de Laboratório

 Solicitar Livro »

Autor: Antonio Teixeira de Matos
150 páginas / Editora UFV
A qualidade do meio físico ambiental (solo, água e ar) tem sido motivo de grande preocupação nos últimos anos, tendo em vista tratar-se de importantes indicadores do uso inadequado dos recursos naturais e de alterações proporcionadas por atividade antrópicas. Assim, o conhecimento das principais variáveis associadas à qualidade do solo e da água é essencial para profissionais responsáveis por estudos de impactos ambientais e caracterização da sustentabilidade dessas atividades.
Para profissionais que, de alguma forma, lidam com assuntos relativos à qualidade ambiental, o conhecimento e a capacitação na análise de variáveis indicadoras da qualidade do meio tornaram-se essenciais. Neste livro, abordam-se as principais técnicas de análise de solo e água requeridas no cálculo de índices de qualidade, estudos de autodepuração e avaliação do grau de contaminação do local.

Planejamento Ambiental: teoria e prática

 Solicitar Livro »

Autora: Rozely Ferreira dos Santos
184 páginas / Editora Oficina de Textos
Planejamento Ambiental: teoria e prática conceitua as diferentes escolas de planejamento que convivem na prática brasileira, oferecendo uma lúcida crítica sobre as faces das teorias, na práxis. Dividido em nove capítulos, o livro trata de todos os assuntos pertinentes ao exercício do planejamento ambiental: organização, escalas, áreas, temas; avaliação de impactos ambientais, cenários, indicadores ambientais; como integrar informações, tomar decisões e a participação pública.
Apresentado de forma original e muito didática, Planejamento Ambiental: teoria e prática desenvolve-se em dois textos paralelos: o teórico, com conceitos, explicações e análises, e o prático, com o relato de casos reais aplicados que ilustram a teoria.

Introdução à Química Ambiental - Química e Meio Ambiental e Sociedade

 Solicitar Livro »

Autor: Jorge Antônio Barros de Macêdo
2ª Edição / 1027 páginas
A presente obra, na sua 2ª edição, teve seu conteúdo dobrado (de 487 para mais de 1000 páginas), com introdução de novos capítulos sobre agentes tóxicos (metais e agrotóxicos), manejo de resíduos sólidos, poluição difusa e seu controle usando as BMP’s (Best Management Practices) e a avaliação e gerenciamento de riscos ambientais, além da revisão e atualização dos temas anteriores: como o destino inadequado de resíduos industriais e sanitários, riscos químicos e rotulagem inadequada, qualidade do ar em resíduos fechado, contaminação por produtos orgânicos persistentes – POP’s (ênfase para as dioxinas, furanos e ascarel – PCB’s), contaminação dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, entre outros. Ressalta ainda, a necessidade de legislações que em seu bojo preconizem instrumentos como os “Inventários de Emissão de Substâncias Tóxicas” ou “Inventários de Poluentes”, que permitem às comunidades de terem o conhecimento, através de registros, da emissão e transferência de sustâncias tóxicas ou poluentes, como também, algumas Convenções Internacionais das quais o Brasil é signatário, como a Convenção de Basiléia, que se refere ao movimento transfronteiriço de resíduos perigosos.

Alternativas de Uso de Resíduos do Saneamento - 4 Biossólidos

 Solicitar Livro »

Coordenador: Cleverson Vitório Andreoli
398 páginas / Editora SERMOGRAF
Esta publicação é um dos produtos da Rede de Pesquisas sobre o tema “Usos alternativos de lodos de Estações de Tratamento de Água e Estações de Tratamento de Esgoto Alternativas de Uso de Resíduos do Saneamento”, do Programa de Pesquisas em Saneamento Básico- PROSAB- Edital 04, coordenada pelo Profº Cleverson Andreoli da SANEPAR.

Lixo - De onde vem? Para onde vai?

 Solicitar Livro »

Autores: Francisco Luiz Rodrigues
Vilma Maria Cavinatto
95 páginas / Editora Moderna
No mundo moderno, a produção de lixo aumento numa escala considerável, causando graves problemas ao ambiente e à saúde pública.
Todas as etapas desse processo, que englobam desde a formação do lixo até sua destinação final, exigem soluções conjuntas entre os governos e a sociedade. A vivência dos autores em questões relativas à administração da limpeza pública e ao ambiente permitiu-lhes compor um retrato da situação brasileira com relação ao lixo, discutindo um tema que há muito desperta interesse em todo o mundo: a reciclagem.

Manual de Compostagem - Processo de baixo custo

 Solicitar Livro »

Autor: João Tinôco Pereira Neto
81 páginas / Editora UFV
Manual de Compostagem-Processo de baixo custo é resultado de quase 20 anos de estudos e pesquisas desenvolvidos pelo autor no Laboratório de Engenharia Sanitária e Ambiental (LESA) do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa.
Em uma linguagem simples, sem tecnicismos, o livro aborda a questão do lixo orgânico gerado em diversas comunidades do país, assim como nas indústrias e atividades agrícolas em geral. Numa visão abrangente e comprometida com a proteção ambiental e obedecendo a um planejamento integrado, a obra apresenta uma visão moderna das ações de minimização, reciclagem e reaproveitamento.
Assim, este Manual é literatura recomendável a estudantes, técnicos e engenheiros ligados à área de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos.

Gerenciamento do Lixo Urbano - Aspectos Técnicos e Operacionais

 Solicitar Livro »

Autor: João Tinôco Pereira Neto
129 páginas / Editora UFV
Um dos maiores problemas da sociedade contemporânea tem sido a crescente produção de lixo urbano, o que vem afetando os países industrializados como, principalmente, aqueles em desenvolvimento. Porém, têm sido comuns vários obstáculos e restrições para implantação dos sistemas de tratamento e construção de grandes aterros, além das limitações relativas aos aspectos hidrogeológicos, topográficos e de proteção ambiental.
Trata-se de um problema que necessita de rigoroso gerenciamento, pois, se não administrado corretamente, afetará seriamente a saúde das populações, o ambiente (com poluições, muitas vezes, irreversíveis) e a economia local, além de gerar, em países mais pobres, vários problemas sociais, por exemplo, a prática da sobrevivência de uma população de indivíduos que vivem da coleta informal desses resíduos em condições subumanas.
Este livro aborda, numa linguagem simples, porém técnica, as medidas cabíveis para a solução dos problemas supracitados, enfocando aspectos da caracterização desses resíduos e seu acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final, com maior ênfase aos aspectos sanitários e ambientais envolvidos.

Pneus Inservíveis - Alternativas para redução expressiva desse passivo ambiental

 Solicitar Livro »

Autor: Oswaldo Aly
142 páginas / Editora ABES
A presente obra destaca os graves problemas provenientes da forma condenável como é realizada a destinação final dos pneus inservíveis, na maioria dos casos abandonados à beira de estradas, em cursos d’água, em terrenos baldios, em residências, ou despejado de qualquer maneira em aterros sanitários, e até consumidos de forma criminosa, quando são queimados ao ar livre e em locais impróprios, pondo em risco e sujeitando a danos propriedades, principalmente as rurais. São problemas muito sérios que afetam especialmente o Meio Ambiente, a Saúde e também a Segurança. No Brasil, a quantidade atual dos pneus assim descartados atinge mais de cem milhões, à qual cerca de vinte e seis milhões se acrescentarão anualmente.
O que fazer com esses pneus inservíveis?
Que ações são exigidas das autoridades, dos fabricante e importadores de pneus e, em especial, da sociedade civil?
São essas as perguntas a que o Engenheiro Oswaldo Aly busca respondercom este livro!

Estudos de Caracterização e Tratabilidade de Lixiviados de Aterros Sanitários para as Condições Brasileiras - 3 Resíduos Sólidos

 Solicitar Livro »

Coordenadora: Luciana Paulo Gomes
358 páginas / Editora SERMOGRAF
Esta publicação é um dos produtos da Rede de Pesquisas sobre “Tratamento, disposição e reciclagem de resíduos sólidos, com ênfase no tratamento lixiviado e tendo em vista a proteção dos corpos d’água” do Programa de Pesquisas em Saneamento Básico- PROSAB- Edital 05, coordenada pela Profª Luciana Paulo Gomes do Programa de Engenharia Civil da Universidade do vale do Rio dos Sinos- UNISINOS.

Remediação de lixões municipais - Aplicações da Biotecnologia

 Solicitar Livro »

Autor: Luiz Mário Queiroz Lima
280 páginas / Editora Hemus
Um dos principais problemas brasileiros da administração pública municipal é a questão do tratamento e destino final do lixo urbano. Em geral, por falta de conhecimento, as prefeituras não sabem como lidar com o problema dos resíduos sólidos, resultando na formação de lixões e vazadouros a céu aberto que contaminam o solo, ar e recursos hídricos, afetando a saúde e a qualidade de vida da população.
Mais recentemente, pela ação do Ministério Público e dos Órgãos Estaduais de Controle Ambiental, o problema dos lixões tem sido fiscalizado e vem gerando processos judiciais contra os prefeitos. Mesmo assim, a eficácia da simples cobrança estatal e a formalização de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) não têm sido eficazes na busca de uma solução adequada para o problema. Na verdade, a solução não pode ser simplesmente jurídica, faz-se necessário ter conhecimento tecnológico para solucionar os problemas de poluição causados pelos lixões. Nesse sentido, a biotecnologia dispõe de ferramentas adequadas com custos acessíveis, capazes de serem utilizadas pelos municípios. Uma destas ferramentas é a biorremediação, que é o uso de microrganismos naturais na decomposição ou biodegradação dos resíduos. Nesse processo, os resíduos são dispostos em células de aterramento, similar à técnica de aterro sanitário, e são decompostos por ação de microrganismos anaeróbios, (microrganismos que vivem na ausência de ar) transformando a matéria orgânica (principal fonte de poluentes) em um composto organo-mineral que pode ser utilizado na produção de flores tropicais, silvicultura, produção de grama, etc. Com o emprego da biotecnologia é possível solucionar o problema dos lixões, e ainda, gerar receitas que reduzem o custo do tratamento do lixo, gerando emprego e renda de forma sustentável.
Um bom exemplo de projetos dessa natureza, pode ser visitado na cidade de Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, um município pobre, com uma população de 330 mil habitantes, vem utilizando com sucesso a biorremediação, onde os resíduos urbanos são tratados e utilizados como composto organo-mineral na produção de flores tropicais.

Política Nacional, Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos

 Solicitar Livro »

Autores: Arnaldo Jardim
Consuelo Yoshida
José Valverde Machado Filho
732 páginas / Editora Manole Educação
A Coleção Ambiental, coordenada por Arlindo Philippi Jr, reúne resultados de estudos, pesquisas e experiências de professores, pesquisadores e profissionais com reconhecida e expressiva atuação na área ambiental, oriundos de conceituadas instituições de ensino e pesquisa, caracterizando-se pelo tratamento multi e interdisciplinar que esta área do conhecimento requer.
As obras contribuem tanto para a disseminação do conhecimento em bases cientificamente sólidas e conectadas às intervenções reais da sociedade quando para a ampliação das reflexões e dos debates sobre questões sociais, econômicas, políticas e ambientais, fundamentais para a formação, qualificação e capacitação de profissionais.
Este livro, Política Nacional, Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos, busca retratar o processo de formulação da Lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, bem como trazer a lume seus principais conceitos e os contornos estabelecidos por seu decreto regulamentador. Considerando, sobretudo, um contexto no qual são lançadas as bases para um novo parâmetro de construção legislativa que contemplam a gestão ambiental, a participação e a organização social, o crescimento econômico e a articulação de políticas públicas calcadas no princípio do desenvolvimento sustentável.
Ousadamente, talvez até pretensiosamente, esta obra pretende ser um referencial de formulação de políticas públicas que tenham a marca da perenidade, demonstrando que é possível superar vícios ajustar as ousadias que as tornariam apenas uma utopia. Assim, torna-se indispensável não apenas aos especialistas da área do direito, mas também a profissionais como engenheiros, arquitetos, administradores, economistas, sociólogos, biólogos, entre outros, além de todo o público interessado nesta questão ampla, atual e importante.

Reuso da Água - Conceitos, teorias e práticas

 Solicitar Livro »

Coordenadores: Dirceu D’ Alkmin Telles
Regina Pacca Costa
2ª Edição / 407 páginas / Editora Blucher
Esta 2ª edição de Reuso da água: conceitos, teorias e práticas, está enriquecida com uma ampla revisão, atualizada com detalhes de processos de tratamentos de efluentes e ampliada com novos exemplos e ilustrações, além da inclusão de capítulo específico sobre dessalinização da água. Foi mantida a estrutura da 1ª edição, esgotada rapidamente. Dessa forma, a partir de uma ampla e atualizada pesquisa bibliográfica e, em seu conteúdo prático, por meio de colaborações de professores de Fatecs, de experientes profissionais de Usp e da Unicamp e de empresas públicas e privadas, respeitando-se as especialidades de cada autor, nos capítulos iniciais são apresentados levantamentos, estimativas e projeções sobre a relevância da disponibilidade e da qualidade da água para o mundo atual e futuro.
Em sequência, são abordadas questões sobre a poluição dos recursos hídricos, esgotos sanitários e processos específicos de tratamento de efluentes, conforme suas cargas poluidoras e ao tipo de reuso a que se destinam. São descritos os diversos tipos de reuso, suas características e condicionamentos. Tópicos da legislação brasileira, relativa à utilização das águas doces, completam o bloco conceitual.
O conteúdo apresenta, em detalhes, resultados de experiências práticas e informações relevantes obtidas em processos industriais de reuso da água. Um glossário de termos técnicos sobre ciências ambientais e a bibliografia referenciada encerram a publicação.

Tratamento Biológico de Águas Residuárias

 Solicitar Livro »

Autor: José Alves Nunes
2ª edição / 273 páginas / Editora J. Andrade
Esta é a 2ª edição revisada, ampliada e atualizada do livro intitulado “Tratamento Biológico de Águas Residuárias”. Na verdade, esta obra completa a abordagem do tema “Tratamento de Águas Residuárias”, tendo em vista que os processos físico-químicos foram abordados em outra obra do mesmo autor.
Apresentado em 11 capítulos de forma simples, foram selecionados os temas de tratamento de águas residuárias que têm maior aplicação, principalmente no Brasil, onde são encontrados diversos sistemas em operação: lodos ativados, lagoas de estabilização, digestor anaeróbico de fluxo ascendente, wetland e tanques sépticos e disposição dos efluentes líquidos.

Tratamento de Esgotos Domésticos

Livro indisponível

Autores: Eduardo Pachedo Jordão
Constantino Arruda Pessôa
6ª Edição / 969 páginas / Editora ABES
A 6ª edição de Tratamento de Esgotos Domésticos mantém as mesmas características das edições anteriores: objetividade, clareza, informações para projeto, indicações para concepção de estações de tratamento. Além de atualizações diversas, esta 6ª edição traz dois capítulos novos:
• Um sobre Biogás e Energia, e outro sobre Controle de Odores, temas que já devem fazer parte das novas ETEs, acompanhando o desenvolvimento dos processos e o objetivo de sustentabilidade nas estações de tratamento;
• Todos os parâmetros de projeto, bem como os exercícios resolvidos, se baseiam na recente Norma NBR- 12.209 – ABNT- Elaboração de Projetos Hidráulicos-Sanitários de Estações de Tratamento de Esgotos Sanitários, elaborada em 2009 e colocada em discussão em 2011.

Tratamento Físico-Químico de Águas Residuárias Industriais

 Solicitar Livro »

Autor: José Alves Nunes
6ª edição / 315 páginas / Editora J. Andrade
Esta é a 6ª edição desta obra intitulada “Tratamento Físico- Químico de Águas Residuárias Industriais”, cuja primeira edição foi lançada em 1993 intitulada de “Tratamento Físico- Químico de Efluentes Industriais”, fazendo parte de outras obras de diversos autores brasileiros, que foram lançadas no decorrer deste período, enriquecendo assim, o acervo bibliográfico em língua portuguesa sobre tratamento de águas residuárias.
A cada nova edição, é realizada revisão e ampliação da edição anterior, visando sempre corrigir imperfeições, e ainda, introduzir novos conceitos que consideramos ser de grande interesse de leitores, é o caso do novo item sobre tratamento de efluentes de galvanoplastia introduzido nesta edição. Considerando ser de grande importância os conhecimentos dos processos físico-químicos de tratamento de águas residuárias, em que na maioria das vezes nem fazem parte da grade curricular dos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental, prevalecendo os conhecimentos do tratamento biológico, embora sempre exista algum processo unitário físico- químico fazendo parte dele, esta obra serve como complemento de conhecimentos para projetistas, estudantes de cursos de graduação e de pós-graduação da área de Engenharia Sanitária e Ambiental e também de outras áreas que migraram para esta, que tem se expandido na atualidade com a grande oferta de empregos e serviços.

Valos de Oxidação Aplicados a Esgotos Domésticos

 Solicitar Livro »

Autor: José Cleantho C. Gondim
137 páginas / Editora EDANEE / CETESB
Valos de Oxidação Aplicados a Esgotos Domésticos é uma obra completa que abrange o processo de tratamento dos esgotos domésticos, analisando os seus fundamentos biológicos e concentrando-se na aeração. Desenvolve todos os elementos necessários ao projeto de valos de oxidação, tanto do ponto de vista do dimensionamento hidráulico-sanitário, como dos requisitos de conformação física das instalações, enriquecendo o texto com um exemplo de projeto. Oferece ao leitor detalhes construtivos de valos. Apresenta dados de custos de construção e de operação, fazendo ainda uma análise comparativa de custos frente a diferentes processos de depuração de esgotos e, segundo diversas populações. Considera ainda as técnicas de operação e manutenção de valos, descrevendo a experiência de um grande número de instalações estrangeiras e brasileiras.
É, pois com grande satisfação que a CETESB coloca à disposição do público especializado, estudantes de engenharia e outros profissionais estudiosos das ciências do meio ambiente esta obra, o que se tornou possível através do apoio institucional e financeiro do Banco Nacional de Habilitação- BNH e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental- ABES.

Auditoria Ambiental e Saneamento

Livro indisponível

Autor: Evandro Rodrigues de Britto
193 páginas / Editora ABES
O presente livro inicia-se com uma série de conceitos, nas várias áreas de meio ambiente e saneamento de modo a permitir o entendimento da matéria por parte de profissionais que não estejam familiarizados com o problema.
Em seguimento são apresentados e discutidos os vários temas da disciplina, abrangendo as áreas sobre meio ambiente, abastecimento de águas, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem.
Nestas áreas são passados conhecimentos não só referentes às unidades operacionais como também os descritivos dos sistemas.
A parte referente a patologia de obras de engenharia dá ênfase em estudos de casos que busquem esclarecer o correto papel das auditorias de obras públicas.

Avaliação de Impacto Ambiental - Conceitos e Métodos

 Solicitar Livro »

Autor: Luis Enrique Sánchez
495 páginas / Editora Oficina de Textos
Estudos de avaliação de impactos ambientais vêm ganhando importância para empreendedores e instâncias oficiais que licenciam as atividades econômicas, à medida que cresce a consciência ambiental na sociedade e as decisões devem ser tomadas em base de estudos técnicos bem fundamentados, Este livro trata da realização desses estudos!
Combinando clareza e rigor teórico, o texto apresenta e analisa as várias tarefas da preparação de estudos ambientais, ligando a técnica ao contexto legal. Casos históricos (20 nacionais e 12 internacionais) enriquecem esta obra, abordando empreendimentos, como hidrelétricas, minerações e sistemas de transporte.

Ecologia Industrial - Conceitos, Ferramentas e Aplicações

 Solicitar Livro »

Autores: Biagio F. Giannetti
Cecília M. V. B. Almeida
109 páginas / Editora Edgard Blücher
Falar de Ecologia Industrial é indispensável e, caso considerássemos apenas este aspecto, já poderíamos afirmar que este livro é fundamental. A pequena disponibilidade de material sobre o assunto no idioma português é também outro fator que nos leva a recomendá-lo. No entanto, é seu conteúdo abrangente e ao mesmo tempo detalhado, repleto de conceitos, ferramentas, exemplos e análise crítica, que nos permite antecipar a inestimável contribuição que proporcionará aos muitos interessados no tema. Professores, estudantes, empresários, consultores, profissionais dos órgãos de governo, entre outros, encontrarão neste livro material importante, meticulosamente preparado e didaticamente organizado. Nós agradecemos aos autores por esta oportuna contribuição ao Desenvolvimento Sustentável. As futuras gerações agradecerão a você, leitor, por conhecer esta obra e colocá-la em prática.

Educação Ambiental e Sustentabilidade

 Solicitar Livro »

Editores: Arlindo Phipippi Jr.
Maria Cecília Focesi Pelicioni
878 páginas / Editora Manole
A Coleção Ambiental, coordenada por Arlindo Phipippi Jr., reúne os resultados de estudos, pesquisas e experiências de professores, pesquisadores e profissionais com notória e expressiva atuação na área ambiental, oriundos de conceituadas instituições de ensino e pesquisa, caracterizando-se pelo tratamento multi e interdisciplinar que esta área do conhecimento requer.
As obras contribuem tanto para a disseminação do conhecimento em bases cientificamente sólidas e conectadas às intervenções reais da sociedade quanto para a ampliação das reflexões e dos debates sobre questões sociais, econômicas, políticas e ambientais fundamentais para a formação, qualificação e capacitação de profissionais.
Neste livro, Educação Ambiental e Sustentabilidade, a Educação Ambiental é entendida como educação política de formação para a cidadania ativa visando uma ação transformadora da realidade socioambiental.

Empresas, Desenvolvimento e Ambiente - Diagnóstico e diretrizes de sustentabilidade

 Solicitar Livro »

Autor: Gilberto Montibeller F.
147 páginas / Editora Manole
A Coleção Ambiental, coordenada por Arlindo Phipippi Jr., reúne os resultados de estudos, pesquisas e experiências de professores, pesquisadores e profissionais com notória e expressiva atuação na área ambiental, oriundos de conceituadas instituições de ensino e pesquisa, caracterizando-se pelo tratamento multi e interdisciplinar que esta área do conhecimento requer.
As obras contribuem tanto para a disseminação do conhecimento em bases cientificamente sólidas e conectadas às intervenções reais da sociedade quanto para a ampliação das reflexões e dos debates sobre questões sociais, econômicas, políticas e ambientais fundamentais para a formação, qualificação e capacitação de profissionais.
Neste livro, Empresas, Desenvolvimento e Ambiente, o autor enfatiza aspectos sociais e ambientais e insere-os na relação entre ações estratégicas empresariais e cenário macroeconômico. Aborda o macroambiente como referência para as decisões no âmbito das empresas e as ações destas, que, por sua vez, possibilitam o desenvolvimento socioeconômico e ambiental. A relação micro-macro é explorada pelo autor de forma interessante, incomum na bibliografia brasileira especializada.

Eu moro aqui

 Solicitar Livro »

Autora: Beatriz Monteiro da Cunha
32 páginas / Editora Evoluir Cultural
Para entender como é importante preservar a natureza é preciso primeiro conhece-la, admirar sua beleza, se encantar com sua diversidade. É essas a ideia de “Eu moro aqui”: despertar nas crianças o amor por nosso lindo planeta através de uma viagem por suas inúmeras e variadas paisagens, através da proposta de atividades práticas, um mergulho em casa uma delas. Professores e crianças vão adorar o passeio!

Educação e Sustentabilidade - Caminhos e práticas para uma educação transformadora

 Solicitar Livro »

Autores: Pedro Roberto Jacobi
Fernando Monteiro
Maria Lídia Bueno Fernandes
108 páginas / Editora Evoluir Cultural
Os desafios colocados para a consolidação de sociedades sustentáveis passam pela reavaliação do papel que a educação assume na formação de agentes promotores de novos paradigmas de relacionamento e convivência social. Sociedades sustentáveis se traduzem, em última instância, na construção de marcos de relacionamento pautados em valores, crenças e relações humanas que ampliem nossa capacidade de aprender em grupo.
É a partir da capacidade de aprender com o outro que uma sociedade trona-se capaz de superar impasses e promover hábitos e comportamentos sustentáveis. Essas capacidades não nos são natas, mas podem ser fortalecidas por meio de ambientes educativos que estimulem jovens e crianças a assumirem práticas e comportamentos inspirados em valores como amizade, respeito, liberdade, paz e cooperação.
Em “Educação e Sustentabilidade, caminhos e práticas para uma educação transformadora” os autores discutem o tema a partir de abordagens teóricas que estão na vanguarda do pensamento sobre este tema e apresentam práticas educativas que auxiliarão educadores a transformar o ambiente escolar em um espaço de aprendizagem social.

Dicionário Educativo de Termos Ambientais

 Solicitar Livro »

Autor: Ana Luiza Dolabela de Amorim Mazzini
4ª Edição / 603 páginas / Editora O Lutador
No ano em que os Profissionais da Química comemoram o cinquentenário da regulamentação da profissão no Brasil, com a sanção da Lei Federal nº 2.800, de 18 de junho de 1856, pelo saudoso Presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira, e engenheira química Ana Luiza Dolabela de Amorim Mazzini volta a nos brindar com a nova edição revisada, atualizada e aplicada do Dicionário Educativo de Termos Ambientais.
A presente obra, na sua 4ª edição, é fruto de um exaustivo trabalho de pesquisa, que culminou com um acréscimo de, aproximadamente, 900 verbetes à 1ª edição, que já continha mais de 1750 verbetes relacionados ao meio ambiente. Além dessa ampliação significativa e as respectivas revisões e atualizações, foi introduzida uma listagem da legislação correlatada às áreas de recursos hídricos, emissões atmosféricas, resíduos sólidos e Unidades de Conservação. Também a bibliografia foi ampliada com novos títulos e sítios de relevância, além do incremento de siglas na área ambiental.
O Conselho Regional de Química de Minas Gerais- CRQ/MG, atuando na defesa dos Profissionais da Química e da Sociedade, no ano de seu jubileu de ouro, sente-se mais uma vez honrado em poder participar desta 3ª edição, com seu conteúdo inter e multidisciplinar que, certamente, em muito contribuirá para a expansão da educação ambiental em todos os níveis e para a efetivação da gestão ambiental em Minas Gerais e no Brasil.
Citando o pensamento dos Alquimistas, ainda na Idade Média, mias uma vez parabenizamos a autora, nossa colega Ana Luiza, pelo magnífico trabalho de grande importância para todos que labutam em prol da melhoria da qualidade de vida no planeta.

Gestão Ambiental

 Solicitar Livro »

Autores: Academia Pearson
312 páginas / Editora Geográfica
Idealizados para o universitário brasileiro, os livros da Academia Pearson se diferenciam de tudo o que está disponível no mercado: são claros, sem perder o rigor teórico; são atuais, sem deixar de lado os aspectos tradicionais. Essas características são intensificadas pelos seguintes elementos didáticos:
• Perguntas introdutórias: indicam os objetivos do capítulo e direcionam a leitura.
• Estudos de caso: apresentam situações reais a partir das quais o estudante pode traçar um paralelo entre a teoria e a prática.
• Saiu na imprensa: traz uma matéria divulgada na mídia que mostra como o conteúdo estudado está presente em nosso cotidiano.
• Na academia: incentiva os alunos a realizarem atividades diversas, a fim de aprofundarem seu conhecimento.
Além de contar com essas ferramentas de aprendizagem, o estudante encontra neste livro os principais aspectos teóricos e práticos da gestão ambiental, como desenvolvimento sustentável, certificações ambientais e “gestão mais verde”- tudo que ele precisa para entender o assunto e aplica-lo.

Eficiência Hidráulica e Energética em Saneamento - Análise Econômica de Projetos

 Solicitar Livro »

Autor: Heber Pimentel Gomes
114 páginas / Editora ABES
Este livro tem como propósito servir de base a estudos de viabilidade econômica de projetos de saneamento, buscando mostrar as metodologias de avaliação econômica, aplicadas a estudos de caso de ações de combate ao desperdício de água e energia. Trata-se de uma publicação que tem como objetivo principal servir de instrumento de capacitação aos profissionais da área de saneamento, na elaboração de estudos de viabilidade econômica de projetos que visam à gestão eficiente de água e energia.
Esta publicação foi elaborada com a finalidade, também, de atender ao Programa de Capacitação na Área de Combate ao Desperdício de Energia e Água em Saneamento Ambiental.

Saneamento Básico - Estudos e Pareceres à luz da Lei nº 11.445/2007

Livro indisponível

Organizadoras: Juliana Picinin
Cristiana Fortini
310 páginas / Editora Fórum
Esta obra chega para preencher uma lacuna doutrinária sobre o marco regulatório do setor de Saneamento do Brasil, constatada pela exiguidade de obras e publicações sobre a Lei Federal nº 11.445/2007.
O setor de Saneamento, último grande ramo da economia brasileira a receber seu marco jurídico, está vivendo um momento histórico de consolidação e os autores, com extraordinária competência e rara felicidade, alcançam as profundezas dos impactos e perspectivas gerados com a Lei Federal nº 11.445/2007. A riqueza desta obra é inspirada nas competências pessoais de suas organizadoras: a Drª Juliana Picinin, mestre pela UFMG, pós-graduada, Professora de Direito e reconhecida como uma das mais brilhantes mentes jurídicas surgidas em Minas Gerais nos últimos tempos, e a Drª Cristiana Fortini, doutora pela UFMG, também Professora de Direito, autora e coordenadora de vários livros na área de Direito Público, reconhecida pela sua intelectualidade e academia. Enfim, este livro, idealizado pela apurada visão de suas organizadoras, torna-se indispensável aos gestores, especialistas, técnicos, bacharéis em direito, enfim, a todos que vivem este universo relacionado ao Saneamento Básico e que desejam aprofundar seus conhecimentos e iluminar suas decisões.

Água: Quem Vive Sem?

 Solicitar Livro »

Autores: Paulo Augusto Romera e Silva
Fabiana Zanquetta de Azevedo
Eduardo José Silveira Alavarez
Walkiria Maria Sturen Vecchi Leis
136 páginas / Editora Nova Pagina
Este não é um livro técnico, embora aborde conceitos relacionados a bacias hidrográficas e usos da água. Acreditamos que ele possa ser útil a todos que desejam compreender melhor os vários aspectos das questões sobre a gestão da água e sua sustentabilidade especialmente para professores que queiram relacionar esses conceitos com as disciplinas do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.
Neste sentido, esta nova versão contém capítulos que tratam de assuntos como: oficina para montagem de maquete de bacias hidrográficas; sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula; e um roteiro de estudo de meio para reconhecimento de bacia hidrográfica.
Pelo fato de ser um material de referência para o Projeto de Difusão Tecnológica em Recursos Hídricos, esta publicação tem como principal objetivo possibilitar que pessoas sem formação no meio técnico de engenharia tenham acesso a tais assuntos, para que possam assim contribuir para ampliar a base de participação da comunidade em atividades realizadas pelos comitês de bacias hidrográficas.

Águas & Águas 3° edição

 Solicitar Livro »

Autor: Jorge Antonio Barros de Macedo
1027 páginas
A importância deste lançamento se vincula ao fato que está área é definida pelo Decreto Federal n° 85.877, de 07 de Abril de 1981, em seu artigo 2°, como privativos dos profissionais da Química, o tratamento, em que se empreguem reações químicas controladas e operações unitárias, de águas para fins potáveis, industriais ou para piscinas públicas e coletivas, algo sanitário e de rejeitos urbanos e industriais. Deve – se destacar a importância dada pelo autor nos seus 10 capítulos, a assuntos como a memória da água, os clusters, aproveitamento da água de chuva.
, doenças de veiculação hídrica, tratamento para obtenção de diversos tipos de águas, como por exemplo, água para caldeira de vapor, água utilizada em hemodiálise e água para indústria de alimentos, traz ainda nova informações e pesquisas envolvendo o tema, mantendo a características da 2° edição, com uma linguagem acessível para todos os níveis.

Seis Razões para cuidar bem da água

 Solicitar Livro »

Autores: Nilson José Machado
Silmara Rascalha Casadei
47 páginas / Editora Escrituras
Literatura infanto- juvenil;
Poesia – Literatura infanto-juvenil.

 

Tratamento de Água- tecnologia atualizada

 Solicitar Livro »

Autores: Carlos A. Richter
José M. de Azevedo Netto
332 páginas / Editora Edgard Blucher
Um fato por muitos desconhecido: em 1880, na cidade de Campos (RJ), foram instalados os primeiros filtros rápidos aplicados em abastecimento público em todo o mundo. O emprego desses filtros havia sido proibido em seu país de origem, a Inglaterra. Esse exemplo ilustra uma característica dos engenheiros sanitaristas brasileiros desde aquela época: o interesse e a abertura para novas ideias e tecnologias. Uma segunda onda inovadora ocorreu a partir da década de 70, com o Plano Nacional de Saneamento. A construção de centenas de novas instalações possibilitou a aplicação de novos conceitos de tratamento de água, mesmo quando alguns estavam ainda em desenvolvimento e pesquisas nos laboratórios das universidades, tais como decantação laminar, filtração em taxas declinantes etc. Este livro expõe o conhecimento, a experiência e os critérios dos autores no projeto de centenas de estações de tratamento, acompanhando a evolução da arte e da ciência do tratamento de água nas últimas décadas. Oferece algumas inovações técnicas desenvolvidas pelos autores, jamais publicadas em qualquer livro, com a floculação em meio poroso e em malhas ou grades. Inclui exemplos de cálculo com demonstração a nível suficiente para a sua compreensão, sendo os mais complicados solucionados passo a passo, de modo a permitir a sua correta repetição a outras condições de projeto.

Poluição Difusa

 Solicitar Livro »

Autor: Plínio Tomaz
141 páginas / Editora Navegar
Bacia de infiltração, BMPs, Faixa de filtro gramada, Filtro de areia, First Flush, Gestão Ambiental, Pavimento modular, Pavimento poroso, Poluição difusa, Trincheira de infiltração, Wetland, Custos, Canais gramados, Bacias de detenção estendida, Bacia Alagada.

 

Gerenciamento de lodo de lagoas de estabilização não mecanizadas

 Solicitar Livro »

Coordenador: Ricardo Franci Gonçalves
Essa obra faz síntese do conhecimento adquirido pelo grupo de pesquisadores do Laboratório de Saneamento, do Departamento de Hidráulica e Saneamento – Centro Tecnológico, da Universidade Federal do Espirito Santo, sobre o gerenciamento de lodo em lagoas de estabilização não mecanizadas. Trata-se de uma problema que atinge ou atingirá a grande maioria das estações de tratamento de esgotos com lagoas no Brasil, e que muito se assemelha ás doenças assintomáticas que manifestam suas verdadeiras proporções em situações próximas do colapso do sistema. Depois de mais de dois anos estudando o assunto, podemos afirmar sem dúvidas que não há convergência no país sobre os procedimentos para gerenciar lodos de lagoas. Tendo em vista a complexidade do tema buscamos realizar uma pesquisa ampla, que abordasse as diferentes etapas que compõem o gerenciamento racional do lodo deste tipo de processo, envolvendo profissionais de varias instituições e de diferentes formações. Inicialmente, procuramos entender os mecanismos que resultam na formação do lodo em lagoas, e que exercem influência direta nas suas características, para, em uma segunda etapa, avaliar procedimentos e técnicas de engenharia para soluções estruturadas para o problema.

Poluição Ambiental - Impactos no Meio Físico

 Solicitar Livro »

Autor: Antonio Teixeira de Matos
260 páginas / Editora UFV
Em decorrência da crescente exploração dos recursos naturais nos últimos anos, tem-se tornado necessário o repasse de informações a respeito das fontes potencialmente poluidoras, descrevendo – se o processo produtivo, os resíduos gerados e os impactos ambientais que atividades agropecuárias, agroindústrias, indústrias e urbanas podem provocar. No livro “ Poluição Ambiental – Impactos no meio físico” são abordados aspectos relativos as principais atividades antrópicas sobre o meio ambiente e os respectivos impactos na qualidade da água, do solo e do ar. Nesta obra, elaborada para auxiliar os profissionais das áreas agrárias e ambientais, sobretudo os Engenheiros Agrícolas e Engenheiros Agrícolas e Ambientais, procura –se oferecer conhecimentos básicos e gerais que possibilitem os profissionais a formulação de proposta e projetos para minimização da produção de resíduos no processo produtivo, interpretação e mitigação de impactos ambientais das já referidas atividades, sempre visando a sustentabilidade ambiental.

Princípios básicos do tratamento de esgoto

 Solicitar Livro »

Autor: Marcos Von Sperling
Volume 2 / 211 páginas / Editora UFMG
Neste volume são abordados conceitos e princípios básicos associados aos diversos processos e sistemas de depuração de efluentes. A compreensão destes conceitos é de grande importância para uma visão integrada do tratamento de esgotos, tendo como elemento de ligação os fundamentos dos principais processos e operações unitárias componentes das estações de tratamento biológico. Os tópicos enfocados neste segundo volume da serie são: princípios da microbiologia do tratamento de esgotos; princípios da cinética de reações e da hidráulica de reatores; princípios da remoção da matéria orgânica; princípios de sedimentação e princípios de aeração.

Reatores anaeróbios Vol.05

 Solicitar Livro »

Autor: Carlos Augusto de Lemos Chernicharo
379 páginas / Editora UFMG
Este volume enfoca o sistema de tratamento de esgotos por reatores anaeróbios. São apresentados os fundamentos da digestão anaeróbia, são descritos os principais sistemas anaeróbios e abordados os critérios de dimensionamento dos principais sistemas anaeróbios para o tratamento de esgotos de domésticos: tanques sépticos, filtros anaeróbios e reatores de manta de lodo (UASB). São descritos ainda os principais aspectos construtivos, bem como dadas diretrizes básicas para a partida e operação dos sistemas.

Rede Coletora de Esgoto Sanitária - Projeto, Construção e Operação

 Solicitar Livro »

Autor: José Almir Rodrigues Pereira
Jaqueline Maria Soares da Silva
301 páginas
Esta obra que aborda o dimensionamento e a construção de redes coletores de esgotos sanitários, a partir dos estudos teóricos e da experiência prática dos autores, este trabalho pela clareza e competência com que aborda o assunto é uma expressiva contribuição para o campo da engenharia ambiental e também para esclarecer e inspirar políticas públicas no setor, sua oportunidade é ainda maior quanto mais se solidifica a percepção de que gerir adequadamente os sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário é um passo importante para aproximar a sociedade de padrões mais adequados de bem estar e sustentabilidade.

Tratabilidade de Água e dos Resíduos Gerados em Estações de Tratamento de Água

 Solicitar Livro »

Autor: Luiz Di Bernardo / Angela Di Bernardo Dantas / Paulo Eduardo Nogueira Voltan

 

O livro buscou atualizar o conhecimento sobre os ensaios de tratabilidade de água e dos resíduos gerados nos processos e operações unitários. No Capitulo 1 são apresentados os parâmetros de qualidade da água, enquanto no Capítulos 2 e3 são discutidos os fundamentos de química e de hidrologia, respectivamente. O Capítulo 4 comtempla os principais produtos químicos usados na ETAS e ETRs e no Capítulo 5 são apresentados e discutidas as tecnologias de tratamento de água. O Capítulo 6 traz uma importante contribuição dos autores, referente ao uso de traçador para avaliar o comportamento hidrodinâmico das unidades de tratamento. Nos Capítulos 7 e 8 são apresentados e discutidos os procedimentos para a realização de ensaios de tratabilidade de água e dos resíduos gerados em ETAS, respectivamente.

Água do Rio – Do carioca ao Guandu

 Solicitar Livro »

Autor: José de Santa Rita

287 paginas, Editora Synergia

 

O livro do engenheiro aborda a história do abastecimento de água na cidade do Rio de Janeiro, antes mesmo de sua fundação por Estácio de Sá. Sob uma visão e pesquisa minuciosas, "A Água do Rio: Do Carioca ao Guandu - A História do Abastecimento de Água da Cidade do Rio de Janeiro" relata a busca permanente de mananciais e de meios capazes de atenderem à demanda de água crescente, em razão do aumento da população, do desenvolvimento urbano e do progresso da cidade. A cada capítulo, o autor narra os momentos de dificuldade e de luta pela água no município, desde o "Poço do Morro Cara de Cão"; a guerra pelas águas do rio Carioca; os arcos e o Chafariz da Carioca; os "Mananciais da Serra"; as "Adutoras de Ferro Fundido"; a "Represa e as Adutoras de Ribeirão das Lajes"; culminando nas grandes obras realizadas a partir da década de 1950, como a construção das adutoras e a "Estação de Tratamento de Água do Guandu", reconhecidamente, a maior do mundo. Produzido pela Light, com apoio da Cedae, o material foi escrito pelo engenheiro José de Santa Rita, um dos maiores especialistas no assunto, que faleceu recentemente. Santa Rita foi conselheiro da "Memória da Cedae" e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e diretor da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (SEAERJ).

A cobrança pelo uso da água

 Solicitar Livro »

Autor: Antonio Carlos Mendes Thame

249 páginas, Editora (?)

 

O livro organizado pelo professor universitário Antonio Carlos Mendes Thame é uma compilação de diversos temas relacionados ao uso e custo da água no Brasil. Dentre os colaboradores para a realização da obra, estão alguns especialistas em assuntos de interesse econômico e ambiental relacionados aos recursos hídricos brasileiros, onde os mesmos apresentam textos que abordam desde os suportes jurídicos até os impactos no setor de abastecimento publico.

A reutilização da água – Mais uma chance para nós

 Solicitar Livro »

Autor: Luiz Augusto Rodrigues da Luz

126 páginas, Editora Qualitymark

 

A preservação da água é um assunto que envolve sociedade, empresa e governo. Luiz Augusto mostra neste livro a deterioração e a superexploração de rios e lagos em todo o planeta. Ele apresenta a grave crise socioambiental, onde segundo estudos da ONU, em 2050 teremos 75% da população vivendo em grave escassez de água. O autor busca explicar as causas e conseqüências desta crise, a importância da água doce em nossa vida, e divulga informações para que o leitor adote uma postura de resistência e preservação ambiental.

Abastecimento de água – O estado da arte e técnicas avançadas

 Solicitar Livro »

Autores: Heber Pimentel Gomes, Rafael Pérez García, Pedro L. Iglesias Rey

380 páginas, Editora Universitária UFPB

 

O livro tem o intuito de disponibilizar textos com a temática de Abastecimento de Água, enfatizando o estado da arte e as técnicas avançadas já desenvolvidas e disponibilizadas atualmente no mundo. A obra reúne, num único compêndio, diversos capítulos agrupados por temas que abordam o desenvolvimento de avançadas tecnologias atualmente disponíveis à engenharia de sistemas de abastecimento urbano de água. Os autores dos capítulos são profissionais reconhecidos internacionalmente, que vêm trabalhando na área há muitos anos e que pertencem a instituições cientificas de vários países, como Brasil, Espanha, México, Colômbia e Portugal, por exemplo.

Água na indústria – Uso racional e reuso

 Solicitar Livro »

Autores: José Carlos Mierzwa, Ivanildo Hespanhol

135 páginas, Editora Oficina de Textos

 

Água na Industria – uso racional e reuso oferece estratégias para as industrias que buscam minimizar problemas relacionados à disponibilidade hídrica e ao lançamento de efluentes, cada dia mais permanentes. Conceitos atualíssimos como pronto de mínimo consumo de água (water pinch) e reuso em cascata são elucidados na teoria e na pratica. Com caráter didático e exemplos aplicados, a obra traz um panorama abrangente dos problemas e das técnicas de tratamento, desde as convencionais até as mais sofisticadas, como trocas iônicas e separação por membranas. Discute-se também o esgotamento de conceito água: recurso ilimitado, a legislação sobre recursos hídricos e as necessidades e desafios que o tema propõe.

Água – Métodos e tecnologia de tratamento

 Solicitar Livro »

Autor: Carlos A. Richter

352 páginas, Editora Edagard Blucher

 

Esta obra, em um contexto em que a agua potável tem se tornado cada vez mais escassa e com um ciclo de reutilização cada vez mais intenso, apresenta com respaldo conceitual e teórico, os processos físico-químicos envolvidos nesta matéria. A experiência de Richter no desenvolvimento da tecnologia de tratamento de água, empregada para viabilizar a implantação e operação de unidades de tratamento para milhões de habitantes do Brasil e da América Latina, torna esta publicação prática, sem que ela deixe de ser essencialmente teórica como pretende o autor. De fato, os conceitos básicos da físico-química e os processos unitários no tratamento da agua, encontrados nos compêndios clássicos, "ganham vida" para todos aqueles que lidam com o saneamento da água: tornam-se mais próximos à nossa realidade e nos transmitem, didaticamente, um pouco do conhecimento e da paixão do autor por este tema.

Água - Origem, Uso e Preservação

Livro indisponível

Autor: Samuel Murgel Branco

96 páginas, Editora Moderna

 

Conhecer a água é fundamental na compreensão de importantes ciclos e fenômenos que caracterizam a Terra e na preservação da própria vida. Como todos os outros recursos naturais, a água também se encontra ameaçada pela poluição, pela contaminação e pelas alterações climáticas que o ser humano tem provocado. Neste livro, o autor apresenta as principais características e prioridades que definem essa curiosa e única substância e mostra as atitudes e técnicas ao nosso alcance para a sua conservação.

Águas Subterrâneas

 Solicitar Livro »

Autor: Mario Pero Tinoco

214 páginas, Editora KMR

 

Nesta publicação, o autor relata como a água subterrânea vem participando no crescimento da cidade de São José dos Campos. A expansão industrial e residencial da cidade foi alicerçada na obtenção de agua proveniente de poços artesianos. Como começaram? Onde se localizavam? Como foram construídos? Quem os construiu? Que potencial possuíam? Estas e outras questões são respondidas prontamente no decorrer da obra.


Ancoragens de tubulações com junta elástica

 Solicitar Livro »

Autor: Ibrahim Lasmar

124 páginas, Editora ABES

 

As falhas (ou deficiências) de ancoragem nas tubulações são frequentemente confundidas com outras causas, pois muitos dos locais custam a colapsar por que, por sorte, custam a se superpor esforços e situações que, muitas vezes, só ocorrerão com mais frequência após alguns anos, iludindo o espirito mais simples. Quem quer que precise se aprofundar nesse tema encontrará respostas e caminhos neste livro, sempre em abordagem simples e clara. É um livro de profissional para profissional.

Cálculos Hidrológicos e Hidráulicos para obras municipais

 Solicitar Livro »

Autor: Plínio Tomaz

574 páginas, Editora Navegar

 

O livro é muito útil aos engenheiros, técnicos e estudantes que lidam diariamente com problemas relativos às obras hidráulicas em geral e, em particular, às obras hidráulicas em áreas urbanas. O didatiasmo presente na obra e o fato de ela estar fundamentada em conceitos técnicos sólidos e com grande alcance prático são reflexos da notável formação de seu realizador nas áreas de engenharia, pesquisa e educação.

Cidade das águas

 Solicitar Livro »

Autor: Saide Kahtouni

152 páginas, Editora Rima

 

O livro trata das relações entre São Paulo e seus recursos hídricos desde o nascimento da cidade até os dias atuais. Discute as consequências sobre a paisagem urbana e seu ambiente das escolhas e aplicações tecnológicas que passam a remodelar os rios da cidade, ampliando a oferta de solo para ocupação urbana. Esta obra procura trazer para a memória coletiva algumas histórias e conexões perdidas em mais uma "cidade das águas", chamada São Paulo.

Consumo de água em paisagismo

 Solicitar Livro »

Autor: Plínio Tomaz

215 páginas, Editora Navegar

 

Em estudos de loteamentos de grandes dimensões e com grandes áreas verdes e praças, bem como em campos de golfe, campos de futebol etc., há a necessidade de prever os volumes de água a serem usados em irrigação. Muitas vezes não há suprimento externo ao loteamento com capacidade de fornecimento de água para resolver o problema. Por isso se faz necessário um projeto adequado no loteamento com objetivo de usar espécies de plantas que economizem água. Este livro apresenta alguns conceitos fundamentais de irrigação e de evapotranspiração. Introduz alguns conceitos do LEED - Green Building para paisagismo. Trata-se de obra indispensável para arquitetos-paisagistas e arquitetos-urbanistas, além de outros profissionais cuja atividade interfere no meio ambiente natural.

Economia de água para empresas e residências

 Solicitar Livro »

Autor: Plínio Tomaz

107 páginas, Editora Navegar

 

Um estudo atualizado sobre as medidas convencionais e não convencionais do uso racional da água. O autor mostra como economizar água, a partir de atitudes domésticas simples, e, da mesma forma, indica como as empresas podem manter-se atualizadas a respeito dos métodos de economia de água nos seus respectivos departamentos.

Desinfecção e Esterilização Química

 Solicitar Livro »

Autor: Jorge Antonio Barros Macedo

750 páginas, Realização do CRQ-MG

 

O livro conta com mais de 600 pesquisas bibliográficas e constitui uma obra interessante aos estabelecimentos de saúde (incluindo hospitais, unidades básicas e clinicas). É a infecção hospitalar uma das preocupações cotidianas dos gestores e das comissões hospitalares e o livro traz conhecimento cientifico com bases químicas, que, aplicados corretamente, trarão melhores resultados nos índices desta infecção, que é um quadro preocupante na realidade dos hospitais.

 

Eficiência Operacional – Bombeamento de água e esgoto, tubulações de ferro fundido e aço, mediação de vazão e controle de perdas

Livro indisponível

Autor: Joel Jayme Athaniel Silva

568 páginas, Editora Madio

O livro tem como objetivo, auxiliar o dia-a-dia por meio de consultas rápidas para a busca de soluções imediatas para problemas de saneamento. Essa concepção veio de encontro às necessidades básicas dos profissionais de saneamento. Poderá ampará-los sempre que estiverem vivendo experiências semelhantes às do autor.


Florações de algas e cianobactérias: suas influencias na qualidade da água e nas tecnologias de tratamento

 Solicitar Livro »

Autores: Luiz Di Bernardo, Alessandro Minillo, Angela Di Bernardo Dantas

536 páginas, Editora LDiBe

 

O autor, com esse livro, procurou facilitar, aos engenheiros e demais profissionais das ciências exatas, o acesso aos conhecimentos básicos de biologia e da limnologia e, aos biólogos e outros profissionais das ciências biológicas, introduzir as tecnologias de tratamento de água e os problemas relacionados com seu desempenho frente à presença de algas nos mananciais. Com a necessidade de melhor entender o papel das cianobactérias na qualidade da água dos reservatórios, lagoas e açudes, e a remoção de células e de suas toxinas nas estações de tratamento, diversas instituições brasileiras, no âmbito do PROSAB – Programa de Saneamento Básico, investigaram o assunto na década de 2000 e produziram livros nos quais é observado o grande avanço no conhecimento sobre espécies de cianobactérias e suas toxinas assim como a sua remoção nas diferentes tecnologias de tratamento.

Fundamentos de qualidade e tratamento de água

 Solicitar Livro »

Autor: Marcelo Libânio

478 páginas, Editora Átomo

 

O livro visa apresentar os principais fundamentos teóricos da qualidade das águas naturais e de consumo humano, bem como aspectos relacionados às suas características físicas, químicas e biológicas, à poluição e à contaminação dos distintos tipos de mananciais passíveis de serem utilizados para abastecimento. A obra destina-se principalmente a estudos de engenharia civil e ambiental.


Macromedição

 Solicitar Livro »

Autores: Heber Pimentel Gomes, Saulo de Tarso Mendes Bezerra

196 páginas, Realização UFPB

 

O principal objetivo do livro é fornecer os conhecimentos básicos necessários para o acompanhamento e controle dos sistemas de distribuição de água através da macromedição, proporcionando condições para o desenvolvimento de alternativas voltadas para o aumento ou manutenção da eficiência energética destes.



Mananciais de Abastecimento: Planejamento de Gestão

 Solicitar Livro »

Autor: Cleverson V. Andreoli
494 páginas, Editora (?)

O livro é resultado de um projeto interdisciplinar de pesquisa sobre mananciais de abastecimento de água, produto do esforço coletivo de uma equipe de técnicos e cientistas comprometidos com a aplicação prática dos resultados visando a melhoria das condições sociais da população.




Manejo de águas pluviais urbanas

 Solicitar Livro »

Autor: Antonio Marozzi Righetto

395 páginas, PROSAB

 

Esta publicação é um dos produtos da Rede de Pesquisas sobre "Desenvolvimento de sistemas de manejo de águas pluviais urbanas, tais como técnicas de retenção, detenção e reuso, considerando a qualidade da água e a redução dos impactos da poluição nos corpos d'água" do Programa de Pesquisas em Saneamento Básico (PROSAB), coordenado pelo Professor Antonio Marozzi Righetto, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


Medição Individualizada de água em apartamentos

Livro indisponível

Autores: Adalberto Cavalcanti Coelho, João Carlos B. Maynard

168 páginas, Editora Comunicarte

 

O livro apresenta basicamente uma conceituação básica da medição individualizada dos hidrômetros de prédios, soluções de hidrômetros velocimétricos para apartamentos e uma abordagem dos aspectos comerciais para as empresas concessionárias de água.

 

Medidor de vazão eletromagnético – Dimensionamento, Projeto e Instalação 

 Solicitar Livro »

Autor: Joel Jayme Athaniel Silva

43 páginas, Editora (?)

(manual)

 

Olhares sobre a política de recursos hídricos no Brasil – O caso da Bacia do Rio São Francisco

 Solicitar Livro »

Autor: Demetrios Christofidis

224 páginas, Editora TDA

A obra em questão apresenta basicamente os conceitos relacionados com a gestão de recursos hídricos, em especial, destacando aspectos relacionados com usos consuntivos e associado à conscientização para a eliminação dos riscos de conflito pelo uso continuo de água quando para finalidade de usos não consuntivos.




Previsão de consumo de água

 Solicitar Livro »

Autor: Plínio Tomaz

250 páginas, Editora Navegar

Este livro será de muita utilidade para engenheiros, tecnólogos, arquitetos e técnicos de nível médio que trabalham na área de instalações prediais. Os técnicos e pesquisadores do ramo poderão encontrar na obra, algumas respostas para suas duvidas quanto ao consumo e a desagregação da água nos prédios comerciais, industriais, postos de gasolina e lava-rápidos, bem como caminhos suaves para o dimensionamento de ligação de agua e esgoto sanitário.


Seleção de Tecnologias de Tratamento de Água

 Solicitar Livro »

Autores: Luiz Di Bernardo, Lyda Patricia Sabogal Paz

1538 páginas, Editora LDiBe

O livro está dirigido aos profissionais de diferentes áreas relacionadas com gestão, planejamento, financiamento, investimento, capacitação e execução de projetos de estações de tratamento de água. A obra tem o intuito de contribuir para a otimização dos gastos com saneamento no Brasil, difundindo os fundamentos teóricos e práticos para a aplicação correta das tecnologias.


Sistemas de Abastecimento de Água

 Solicitar Livro »

Autor: Heber Pimentel Gomes

276 páginas, Editora Universitária UFPB

O livro foi elaborado com o proposito de tornar acessíveis as técnicas de dimensionamento econômico e de simulação da operação de sistemas de abastecimento de água, de forma aplicada, para os profissionais da área de saneamento e afins. O texto apresenta metodologias fundamentadas em técnicas de otimização econômica para o calculo de redes e de estações elevatórias para sistemas de distribuição de água.


Tratamento de água para abastecimento por filtração direta

Livro indisponível

Autor: Luiz Di Bernardo

480 páginas, PROSAB

O objetivo geral do livro é desenvolver e aperfeiçoar tecnologias nas áreas de águas de abastecimento, águas residuárias e resíduos sólidos que sejam de fácil aplicabilidade, baixo custo de implantação, operação e manutenção e que resultem na melhoria da qualidade de vida da população brasileira, especialmente as camadas menos favorecidas.


Tratamento de lodos de estações de tratamento de água

 Solicitar Livro »

Autor: Carlos A. Richter

112 páginas, Editora Blucher

Este Livro destina-se a engenheiros e técnicos responsáveis por projetos e operação de estações de tratamento de água e tem o intento de ser uma fonte de informação prática - mais do que teórica - no tema de tratamento e disposição dos resíduos de uma estação de tratamento de água.


Uso Inteligente da Água

 Solicitar Livro »

Autor: Aldo Rebouças

207 páginas, Editora Escrituras

O livro em questão, tem o objetivo de mostrar que a engenharia nacional de recursos hídricos precisa focar-se no fato de que a única solução para os problemas de escassez de água nas cidades não é o aumento da sua oferta mediante a construção de obras extraordinárias, mas o desenvolvimento de campanhas permanentes de informação à população sobre o uso cada vez mais inteligente da água disponível.


A medida do possível... saúde, risco e tecnobiociências

 Solicitar Livro »

Autor: Luis David Castiel

204 páginas, Editora Fiocruz

O livro discute aspectos cruciais dos estudos sobre a saúde em nosso país. Nele, há um refinado tratamento não só dos aspectos científicos, filosóficos, éticos e políticos envolvidos nas práticas médicas, como também, das teorias e pesquisas deste domínio sob a ótica de diferentes campos do saber, dentre os quais a antropologia do conhecimento cientifico, a filosofia da mente e as tecnobiociências.


Elaboração de trabalhos acadêmicos

Livro indisponível

Autores: Marise Teles Condurú, José Almir Rodrigues Pereira

259 páginas, Editora (?)

O livro objetiva de forma didática e direta, ajudar na elaboração e apresentação de trabalhos de alunos universitários, de iniciantes na pesquisa cientifica e dos próprios pesquisadores que podem não ter acompanhado as mudanças e modificações das regras e normas estabelecidas pela ABNT, podendo também ser usado por professores e alunos de escolas de ensino médio e fundamental.



O Povo Brasileiro

 Solicitar Livro »

Autor: Darcy Ribeiro

260 minutos, Superfilmes

O antropólogo Darcy Ribeiro (1913-1997) foi um dos maiores intelectuais brasileiros do século XX. Este DVD duplo traz todos os 10 programas da elogiada série baseada na obra de Darcy: O Povo Brasileiro, em que o autor responde à questão "quem são os brasileiros?", investigando a formação do nosso povo.



Referencial: para gerenciamento de projetos de Desenvolvimento Social e para a educação sanitária intercultural com foco em higiene de saúde

 Solicitar Livro »

Produção: Câmara Técnica de Saneamento e Saúde em Comunidades Isoladas da ABES-SP

143 páginas, Editora ABES

A publicação traz em si um significativo ferramental que pode subsidiar tanto o trabalho dos gestores de saúde, como o dos cidadãos em geral com o exercício de práticas cotidianas. É cada vez mais necessário o investimento na promoção a saúde pelo exercício do autocuidado por parte dos cidadãos e por parte dos governos que vem pautando suas politicas de saúde na visão sistêmica, tendo em consideração os determinantes socioambientais.

Uma História viva e preservada da ABES – Memória Revelada

 Solicitar Livro »

Autor: Antonio Geraldo Brandão Alves

91 páginas, Editora ABES

O autor, Antonio Geraldo Brandão Ales, sócio fundador da ABES, tem como finalidade básica, explicitar através de fatos concretos e históricos a trajetória da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária.




O enigma dos portais

 Solicitar Livro »

Autora: Anne Raquel Sampaio

192 páginas, Editora ABES







Rede de Água

 Solicitar Livro »

Autor: Plínio Tomaz

328 páginas, Editora Navegar

O livro em questão, oriundo de um curso ministrado aos engenheiros e tecnólogos do SAAE de Guarulhos aborda temas como perdas d'água nas redes de distribuição, ar nas tubulações, estações de bombeamento e cálculos pelo método de Hardy-Cross, tratados de maneira clara e objetiva, sempre unindo a visão teórica com a prática dos anos de trabalhos em saneamento.


Hidrologia Básica

 Solicitar Livro »

Autores: Nelson L. de Sousa Pinto, Antonio Carlos Tatit Holtz, José Augusto Martins, Francisco Luiz Sibut Gomide

278 páginas, Editora Edgard Blucher

Na obra, o tratamento dos assuntos abordados é mantido em um nível correspondente ao de um curso universitário de formação básica, dando-se entretanto , ênfase aos métodos de resolução dos problemas profissionais mais comuns e à apresentação, na medida do possível, de condições representativas da situação com que se depara, em gera, o profissional brasileiro, face à natureza e qualidade dos dados disponíveis no País. Procurou-se, paralelamente à apresentação básica, fornecer elementos que permitissem avaliar o estado atual dos estudos em cada assunto particular. Nesse sentido, foi indicada no fim dos capítulos uma relação bibliográfica complementar, que pode servir de orientação inicial para estudos mais aprofundados nos respectivos setores.

Redução do Custo de Energia Elétrica em Sistemas de Abastecimento de Água

 Solicitar Livro »

Autor: Milton Tomoyuki Tsutiya

185 páginas, Editora ABES

O livro trata basicamente da necessidade das empresas de saneamento do Brasil por melhorarem seus resultados operacionais , reflexo de um mercado globalizado e competitivo. A obra foi produzida então, com o intuito de difundir e disponibilizar técnicas e conceitos para as empresas de Consultoria, empresas de Saneamento, estudantes e outros que trabalham no mercado de Saneamento Ambiental a buscarem excelência em seus campos de atuação.


Hidrologia

 Solicitar Livro »

Autores: Lucas Nogueira Garcez, Guillermo Acosta Alvarez

291 páginas, Editora Edgard Blucher

Esta edição do livro foi revista no sentido de ampliar a atualização prática da obra, mediante a introdução de tabelas e gráficos relacionando intensidade – duração – frequência de precipitações, particularmente aquelas preparadas pelo Engenheiro Otto Pfafstetter para a maior parte das capitais estaduais brasileiras ou suas proximidades imediatas. Foi também levada a efeito uma complementação no que tange aos instrumentos e aparelhos para medições hidrometeorológicas, bem como na aplicação de métodos para o calculo de enchentes máximas em bacias hidrográficas.

Golpe de Ariete em casas de bombas

 Solicitar Livro »

Autor: Plinio Tomaz

321 páginas, Editora Navegar

O objetivo do livro é o estudo de golpes de aríetes a serem usados na área de saneamento básico. A obra reuniu, num único compendio, diversos capítulos agrupados de maneira que possam ser lidos separadamente, que abordam o desenvolvimento de tecnologias atualmente disponíveis à engenharia de sistemas de abastecimento urbano de água.


Fundamentos da Engenharia Hidráulica

 Solicitar Livro »

Autores: Márcio Baptista, Márcia Lara

473 páginas, Editora UFMG

O livro constitui um texto básico de hidráulica, procurando fazer uma apresentação abrangente do assunto, mas assegurando uma abordagem simples, prática e moderna. É destinado aos estudantes de graduação e de pós-graduação latu sensu em engenharia e aos profissionais atuantes nas áreas de recursos hídricos, saneamento básico, meio ambiente, engenharia agrícola e projetos de infraestrutura.

Manual de Medição de Vazão

 Solicitar Livro »

Autor: Gérard J. Delmée

366 páginas, Editora Edgard Blucher

Como consequência do constante desenvolvimento da tecnologia, da competição entre fabricantes de instrumentos e das exigências crescentes das indústrias de processo relativamente a desempenho, qualidade e segurança, a instrumentação industrial enriqueceu-se, recentemente, de inúmeras inovações, a nível de componentes, produtos e sistemas. A medição de vazão, por exemplo, ganhou em precisão, confiabilidade e versatilidade, podendo ser aplicada a condições de serviço cada vez mais diversificadas, e dar visibilidade a isso é o objetivo da obra.

Manual de Hidráulica

 Solicitar Livro »

Autor: Azevedo Netto

669 páginas, Editora Edgard Blucher

O manual, que mantém a mesma estrutura das edições anteriores, é voltado aos profissionais e estudantes de Engenharia e de tecnologia da especialidade. Desenvolve conceitos e princípios básicos, mas também apresenta aplicações práticas e dados técnicos necessários aos dimensionamentos e projetos de estruturas hidráulicas e de canalizações, mormente dos sistemas hidráulicos urbanos e prediais. Trata também das aplicações de informática aos cálculos hidráulicos mais usuais.

 

Instrumentação e Segurança de Barragens de Terra e Enrocamento

 Solicitar Livro »

Autor: João Francisco Alves Silveira

413 páginas, Editora Oficina de Textos

O livro reúne num texto único, de forma clara e sucinta, toda a informação fragmentada publicada em artigos técnicos, Essa informação espelha a experiência e tecnologia brasileiras, consolidadas ao longo das ultimas décadas, ao construir a infra-estrutura hidro energética do país. O autor não só participou de tal projeto, como vem desenvolvendo metodologias de gestão de segurança das barragens – tema particularmente sensível quando nosso parque de geração começa a contar com barragens antigas.

 

Instalações Hidráulicas Prediais – Usando tubos de PVC e PPR

 Solicitar Livro »

Autores: Manoel Henrique Campos Botelho, Geraldo de Andrade Ribeiro Jr.

350 páginas, Editora Blucher

Este manual procura dar todas as informações conceituais e profissionais para o projeto, construção, uso e manutenção de instalações hidráulicas prediais usando tubos de PVC e PPR. Os limites do trabalho são: instalações prediais de água fria; instalações prediais de água quente; instalações prediais de esgoto sanitário e instalações prediais de águas pluviais. Aborda ainda assuntos de reservatórios, sistemas de bombeamento e disposição de esgotos sanitários prediais.

Mecânica dos Fluidos para Engenheiros

 Solicitar Livro »

Autor: Marcos Rocha Vianna

509 páginas, Editora (?)






Qualidade das águas e poluição: aspectos físico-químicos

 Solicitar Livro »

Autores: Roque Passos Piveli, Mario Takayuki Kato

285 páginas, Editora ABES

A publicação é fruto da experiência dos autores que vêm atuando em trabalhos de pesquisa relacionados com o controle da qualidade das águas, em termos de caracterização ou aplicação de tecnologia de tratamento de águas de abastecimento e águas residuárias, controle da poluição; em especial, também de cursos ministrados de especialização ou em pós graduação (saneamento ambiental).

Manual de Projeto de Estações de Tratamento de Esgotos

Livro esgotado

Autor: Patricio Gallego Crespo

332 páginas, Editora (?)

O manual atua dentro do campo de ensino e do campo profissional, com um enfoque prático e claro em relação a temas ligados a projetos de estação de tratamento de esgotos.



Manual prático para compostagem de biossólidos

Livro indisponível

Autor: Fernando Fernandes

84 páginas, PROSAB

O manual tem como objetivo discutir as esferas relacionadas a compostagem de biossólidos de maneira geral. Aponta problemas do biossólido no saneamento, fundamentos básicos para o processo de compostagem, vantagens e desvantagens dos sistemas entre outros assuntos relacionados ao tema.


Lodo de Fossa Séptica

 Solicitar Livro »

Autor: Cleverson Vitório Andreoli

381 páginas, PROSAB

O livro procura abordar todas as esferas relacionadas ao lodo de fossa séptica, como: as definições e estimativas de geração de lodo séptico no Brasil, a caracterização física, química e microbiológica do lodo e suas formar de tratamento, por exemplo.



Esgoto Sanitário – Coleta, transporte, tratamento e reuso agrícola

 Solicitar Livro »

Autor: Ariovaldo Nuvolari

565 páginas, Editora Blucher

O presente livro "Esgoto Sanitário: coleta, transporte, tratamento e reúso agrícola", foi preparado por um grupo de professores da FATEC-SP e reúne num volume único, os principais aspectos hidráulicos, sanitários e ambientais, referentes aos sistemas de esgotamento sanitário. Começa com um breve histórico e, em seguida, aborda as condicionantes de projetos de redes, coletores-troncos, interceptadores, estações elevátorias, sifões invertidos, etc., apresenta noções do processo de AIA - Avaliação de Impactos Ambientais; do gerenciamente, dos cuidados e métodos construtivos das obras; dos impactos das diversas substâncias presentes no esgoto sanitário, ao serem lançadas num corpo d´água; destaca a legislação, resoluções e normas vigentes; os métodos de simulação da qualidade dos corpos d´água receptores; trata dos fundamentos e diversos processos de tratamento do esgoto sanitário incluindo a desinfecção do efluente tratado; os critérios para utilização de águas que recebem esgoto sanitário (reuso agrícola). Finalmente, aborda aspectos relacionados ao controle de odores no sistema. Por tudo isso, acredita-se que deverá ser de grande valia aos estudantes e profissionais que militam na área de saneamento.

A Hidráulica e a Pneumática aplicada às estações de tratamento de esgotos

Livro indisponível

Autor: Patricio Gallegos Crespo

334 páginas, Editora Tempo

A obra tem como mote explicar o dimensionamento hidráulico de uma ETE, que objetiva definir os diâmetros e as declividades das canalizações. Alerta também que algumas definições de projeto, particularmente as vazões a serem consideradas, são da alçada exclusiva do responsável pelos estudos.



Biossólidos na Agricultura

 Solicitar Livro »

Produção: ABES, Escola Politécnica USP, ESALQ, UNESP

468 páginas, Editora ABES

A seguinte publicação traz soluções para grande parte dos centros urbanos, onde podem ser conjugadas as questões urbana e rural e a extensão de seus benefícios na qualidade de vida das pessoas.



Coleta e Transporte de Esgoto Sanitário

Livro esgotado

Autores: Milton Tomoyuki Tsutiya, Pedro Além Sobrinho

574 páginas, Editora ABES

A ideia básica da publicação é atende alunos de graduação do curso de Engenharia Civil e também engenheiros já envolvidos em obras de esgoto sanitário. Tem o forte intuito também de contribuir para o aprimoramento dos estudos na área de engenharia sanitária, coleta e transporte de esgoto.



Reuso de Águas em irrigação e piscicultura

Livro indisponível

Autores: Suetônio Mota, Marisete Dantas de Aquino, André Bezerra dos Santos

350 páginas, Expressão Gráfica

O livro tem como finalidade principal discutir conceitos sobre o reuso de águas, tratamento de esgotos, irrigação, piscicultura utilizando esgotos domésticos tratados e são discutidos os requisitos de qualidade de água para o reuso e os possíveis impactos ambientais que podem resultar dessa prática.



Tecnologias adequadas ao tratamento de esgotos

 Solicitar Livro »

Autor: Evandro Rodrigues de Britto

161 páginas, Editora ABES

O livro tem como objetivo, oferecer aos técnicos do setor informações práticas para aqueles que pudessem selecionar com mais facilidade e objetividade as formas de tratamento que melhor atenderiam às suas expectativas.




Reuso da Água – Conceitos, teorias e práticas

 Solicitar Livro »

Autores: Dirceu D'Alkmin Telles, Regina Pacca Costa

424 páginas, Editora Edgard Blucher

A obra aborda levantamentos, estimativas e projeções sobre a relevância da disponibilidade e da qualidade da água para o mundo atual e futuro. Em sequência, são abordadas questões sobre poluição dos recursos hídricos, esgotos sanitários e processos específicos de tratamento de efluentes, conforme suas cargas poluidoras e ao tipo de reúso a que se destinam. São descritos os diversos tipos de reúso, suas características e condicionamentos.

Reuso de Água

 Solicitar Livro »

Autores: Pedro Caetano Sanches Mancuso, Hilton Felício dos Santos

579 páginas, Editora Manole

A obra em questão, destina-se a agregar conhecimentos essenciais para o entendimento e as aplicações do reuso da água, no intuito de aperfeiçoar e melhorar os sistemas de gestão de recursos hídricos e saneamento ambiental. É uma obra de fundamental importância para profissionais das áreas de Saneamento, Recursos Hídricos e Meio Ambiente.


Rede de Esgoto

 Solicitar Livro »

Autor: Plinio Tomaz

256 páginas, Editora Navegar

Com "Rede de Esgoto", Plinio Tomaz dá sequencia à sua prolífica série de livros técnicos na área de saneamento. É um livro que pode ser considerado um manual para arquitetos, tecnólogos e engenheiros que lidem com obras de esgoto, do nível predial aos sistemas públicos de coleta e tratamento. É abrangente, direto e sucinto.


Reciclagem de Biossólidos – Transformando Problemas em Soluções

Livro indisponível

Autores: Cleverson Vitório Andreoli, Aderlene Ines Lara, Fernando Fernandes

300 páginas, Editora (?)

(manual)







Reciclagem Agrícola do Lodo de Esgoto

Livro indisponível

Autores: Cleverson Vitório Andreoli, Fernando Fernandes, Susan Carla Domaszak

82 páginas, Editora (?)

(manual)





Pós-Tratamento de Efluentes de Reatores Anaeróbios – Aspectos Metodológicos

 Solicitar Livro »

Autor: Carlos Augusto Lemos Chernicharo

107 páginas, Editora ABES

(manual)




Educação Ambiental Consciente

 Solicitar Livro »

Autores: Carly Machado, Celso Sanchez, Sérgio Anastácio Filho, Vilson Sérgio de Carvalho, Zilma Pereira Dias

113 páginas, Editora Maia

A obra em questão assume o desafio de pensar a educação no seu momento atual, onde o inicio desse novo século tem nos proporcionado um avanço tecno-cientifico nem sempre acompanhado de um igual avanço na área moral e ética.




Educação Ambiental em Diferentes Espaços

 Solicitar Livro »

Autores: Maria Cecília Focesi Pelicioni, Arlindo Philippi Junior

597 páginas, Signus Editora

O livro tem como mote principal a decisão de educar em todos os âmbitos possíveis os cidadãos em relação ao meio ambiente. Um dos preceitos básicos da educação ambiental é o de ser uma proposta político-pedagógica que pode e deve ser realizada nos mais diferentes espaços de aprendizagem, socialização e convivência.




Diretrizes para gerenciamento de lagos

 Solicitar Livro »

Autor: José Galizia Tundisi

221 páginas, Editora Suprema

O livro apresenta de maneira organizada, elementos correspondentes as "Diretrizes para gerenciamento de lagos". Dividido em 13 capítulos, o editor explica várias vertentes do assunto, tais como: biomanipulação, alterações na rede alimentar, mudanças climáticas, características ecológicas dos lagos entre outros.



Desvendando Questões Ambientais com Isótopos Estáveis

 Solicitar Livro »

Autores: Luiz A. Martinelli, Jean Pierre H. B. Ometto, Epaminondas S. Ferraz, Reynaldo L. Victoria, Plínio B. de Carmargo, Marcelo Z. Moreira

144 páginas, Editora Oficina de Textos

O livro oferece a estudantes, professores e publico geral uma visão interessante e reveladora sobre o papel que os isótopos estáveis desempenham em vários capôs do conhecimento. Esta é a primeira publicação brasileira sobre o tema; apresenta a metodologia do uso dos isótopos estáveis dos elementos mais comumente utilizados, como carbono, nitrogênio, oxigênio e hidrogênio, e seus vastos campos de aplicação.


Desenvolvimento e Meio Ambiente – As estratégias de mudanças da Agenda 21

 Solicitar Livro »

Autor: José Carlos Barbieri

159 páginas, Editora Vozes

Depois da Rio-92 (Conferência de Cúpula sobre o Meio Ambiente), países ricos e pobres começaram a se preocupar seriamente com o chamado desenvolvimento sustentável. Como crescer sem poluir tanto a água, o ar e o solo? Como conciliar crescimento econômico e melhoria do nível de vida? Como explorar os recursos naturais, sem esgotar o planeta? São os questionamentos e solução que o livro busca levar aos leitores interessados.

Curso de Gestão Ambiental

 Solicitar Livro »

Autores: Arlindo Philippi Jr. Marcelo de Andrade Roméro, Gilda Collet Bruna

1050 páginas, Editora Manole

Este livro enfoca temas que englobam os fundamentos de proteção e controle de qualidade ambiental, além de questões sociopolíticas, econômicas e culturais - assuntos necessários ao entendimento das questões relacionadas à política, ao planejamento e à gestão ambiental, envolvendo indústria, agricultura, turismo, habitação, transporte, urbanização.



Cidade e Meio Ambiente – Percepções práticas em São Paulo

 Solicitar Livro »

Autor: Pedro Jacobi

191 páginas, Editora Annablume

Este livro visa compreender de forma mais abrangente os problemas ambientais vivenciados pela população da cidade no nível domiciliar e fornecer importante suporte analítico para a formulação das estratégias necessárias para a melhoria do meio ambiente urbano. A obra está dividida em quatro partes. A primeira descreve a pesquisa conceitual e metodologicamente. A segunda apresenta o contexto socioambiental de São Paulo, suas tendências e transformações. A terceira constitui-se dos resultados da pesquisa realizada em mil domicílios de diferentes estratos sociais. Finalmente, a quarta parte é uma análise dos dados levantados em três regiões, onde se buscou contrastar as diferenças de percepções, atitudes e condições socioambientais entre os moradores do centro e da periferia da cidade.

Avaliação Ambiental de Processos Industriais

Livro indisponível

Autor: Luciano Miguel Moreira dos Santos

130 páginas, Editora Signus

De maneira didática, o livro explica como calcular os impactos e pressão ambiental de determinados poluentes em um processo industrial, tendo como base a legislação ambiental e o nível de sustentabilidade de consumo de recursos naturais e energia, representados por indicadores ambientais das técnicas Análise do Ciclo de Vida das normas ISO 14000. O autor explica que todos os bens de consumo que facilitam nossa vida e proporcionam o conforto são oriundos de processos industriais. O livro é indicado aos profissionais da área ambiental, estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia Ambiental, Meio Ambiente Industrial e Ecologia.

Análise Ambiental: Uma visão multidisciplinar

 Solicitar Livro »

Autora: Sâmia Maria Tauk

206 páginas, Editora UNESP

O livro reúne textos do Primeiro Simpósio Nacional de Análise Ambiental, realizado no campus de Rio Claro, por iniciativa do Centro de Estudos Ambientais, do Departamento de Ecologia, do Instituto de Biociências da UNESP e da Sociedade de Ecologia do Brasil.



Criança Ecológica – A história

 Solicitar Livro »

Autora: Monica Lima

80 páginas, Editora Musa

O livro tem a função de aguçar no publico infantil um interesse pela ecologia e provocar, consequentemente, novas atitudes.



Gestão e Avaliação de Risco em Saúde Ambiental

 Solicitar Livro »

Autores: Ogenis Magno Brilhante, Luiz Querino de A. Caldas

155 páginas, Editora Fiocruz

A obra em questão é um estudo que reúne fundamentos conceituais e inovações. De fato, o livro trabalha um tema de ponta, contemporâneo e fascinante, sem cair no diletantismo acadêmico. O objetivo é o manejo do risco com avaliação e gestão, em bases conceituais que introduzem avanços metodológicos ainda não aplicados em nosso país. O resultado é uma reflexão sobre planejamento, gestão, processos e modelos de promoção da saúde ambiental; monitoramento de riscos toxicológicos, e, ainda, avaliação de riscos ambientais à saúde humana e aos ecossistemas.

Gestão Ambiental de Recursos Hídricos

 Solicitar Livro »

Autor: Suetônio Mota

343 páginas, Editora ABES

O livro é resultado de uma ampla revisão e atualização do livro Preservação e Conservação de Recursos Hídricos, publicado pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Nesta edição, é feita uma abordagem mais ampla da gestão de recursos hídricos, com uma visão ambiental, procurando associar os mananciais de água, superficiais e subterrâneos, aos outros recursos do meio e à ação humana (ambiente antrópico).


Gestão Ambiental em Pequenas e Médias Empresas

 Solicitar Livro »

Autor: Luis Filipe Sanches de Sousa Dias Reis, Sandra Mara Pereira de Queiroz

123 páginas, Editora Qualitymark

Neste livro, o leitor encontrará conceitos, tendências e preocupações que temos em como atingir a Certificação Ambiental ISO 1400 nas organizações sobre a Avaliação de Impactos Ambientais (AIA). O maior diferencial de seus textos está na praticidade e atualidade com que apresenta um caminho para a Certificação e, portanto, para a Gestão Ambiental.


Geoquímica Ambiental e Estudos de Impacto

 Solicitar Livro »

Autor: Geraldo Mario Rohde

174 páginas, Editora Signus

A publicação tem um caráter técnico-didático destinada a técnicos e estudantes que atuam na área ambiental. Aborda questões como legislação ambiental, estudos cartográficos, climáticos, geomorfológicos, geológicos e hidrológicos. De autoria de Geraldo Mario Rohde, especialista em Urbanismo e Mestre em Ecologia, este livro é uma ferramenta fundamental para todos aqueles que atuam na área ambiental, incluindo prestação de serviços de consultoria, órgãos ambientais, responsáveis pela área de Meio Ambiente nas empresas e estudantes.

Flora e Fauna – Um dossiê ambiental

 Solicitar Livro »

Autores: Wilson Uieda, Lucia Maria Paleari

238 páginas, Editora UNESP

O livro é basicamente dirigido a todos aqueles que desejam ampliar seus conhecimentos científicos e aprofundar suas reflexões sobre as questões do ambiente e sobre a responsabilidade do ser humano como protagonista de inúmeras ameaças que nos rodeiam. Rever e compreender o nosso papel na dinâmica da vida é a condição para buscarmos por saídas fecundas dessa crise sem precedentes.


Estado Poluidor

 Solicitar Livro »

Autor: Sergio Luis Mendonça Alves

243 páginas, Editora Juarez Oliveira

Esta publicação encontra fundamento na doutrina de Direito Constitucional , essencialmente em seus princípios fundamentais, inseridos na Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988, e que orientam princípios próprios e distintos do Direito Ambiental, todos com diretivas imperiosas à Administração Pública para consecução de sua finalidade – assegurar um meio ambiente ecologicamente equilibrado e sadia qualidade de vida – como garantia individual e coletiva a brasileiros e estrangeiros residentes no país, para presentes e futuras gerações.

Energia Elétrica e Sustentabilidade – Aspectos tecnológicos, socioambientais e legais

 Solicitar Livro »

Autores: Lineu Belico dos Reis, Eldis Camargo Neves Cunha

258 páginas, Editora Manole

Esta obra aborda as principais questões que envolvem a energia elétrica e a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento. O livro dá ênfase a aspectos ambientais, tecnológicos, legais e de planejamento. Baseada na experiência dos autores em projetos multidisciplinares, a obra apresenta o cenário tecnológico e socioambiental da indústria da energia elétrica, com quadros sintéticos dos impactos ambientais na área de geração e transmissão, e cita a legislação atual aplicada ao setor. Por fim, os autores orientam o leitor sobre a construção da sustentabilidade e indicam as dificuldades associadas ao processo.

Educação Ambiental e Sustentabilidade

 Solicitar Livro »

Autores: Arlindo Philippi Jr., Maria Cecília Focesi Pelicioni

879 páginos, Editora Manole

Esta obra foi estruturada em 6 partes que abordam temas que vão desde questões conceituais e de fundamentação em meio ambiente e em educação ambiental, passando pelas estratégias para aplicação da educação ambiental por diferentes instrumentos, pelos fundamentos metodológicos e, por fim, pelos estudos aplicados à educação ambiental. Ao trazer a público temas discutidos em várias disciplinas indispensáveis ao trato das questões ambientais, esta publicação dá sua contribuição à compreensão e conhecimento de problemas e possíveis soluções que priorizem a melhoria da qualidade do meio ambiente e, conseqüentemente, da qualidade de vida da sociedade.

Química Ambiental – Uma Ciência ao alcance de todos

 Solicitar Livro »

Autor: Jorge Antonio Barros Macedo

669 páginas, CRQ – MG

O livro busca sempre colocar informações que permitam aos leitores conhecerem quais as substâncias que estão ao seu lado, no seu dia a dia, que pode poderiam gerar algum risco de contaminação, sempre baseando-se no principio de que "a diferença entre um fármaco e um veneno é a dose" e que a exposição ou uso excessivo de alguma substância química poderia causar alterações em sua saúde, citando como exemplo, inclusive a ingestão excessiva de "água", que pode até causar a morte.

Panorama Ambiental da Metrópole de São Paulo

 Solicitar Livro »

Autores: Marcelo de Andrade Roméro, Arlindo Pgilippi Jr., Gilda Collet Bruna

584 páginas, Editora Signus

A obra é resultado de trabalhos desenvolvidos em atividades de pós-graduação, trata-se de um esforço conjunto de dezenas de professores, pesquisadores e profissionais da área ambiental voltados à complexa questão de traçar um panorama da metrópole de São Paulo à luz de inúmeras variáveis que compõem a trama de um tecido ambiental metropolitano onde a diversidade é proporcional à sua complexidade.


O meio ambiente em debate

Livro indisponível

Autor: Samuel Murgel Branco

127 páginas, Editora Moderna

Em "O meio ambiente em debate", Samuel Branco adverte para a morte dos oceanos, os riscos do desmatamento, que cria desertos, bem como discute as diversas formas de energia e os efeitos danosos da industrialização e da urbanização descontroladas. Essa interferência predatória atingiu tal nível que exige de todos nós não só a conscientização desse grave problema, como também a ação efetiva e urgente no sentido de reverter esse processo para produzir um desenvolvimento sustentável.

Metodologia de Educação Ambiental para Indústria

 Solicitar Livro »

Autora: Lênia Ribeiro de Souza Vieira

143 páginas, Editora Santa Clara

A publicação trata da tese de doutorado da engenheira civil Lênia Ribeiro de Souza Vieira, baseado na educação ambiental para o publico interno de empresas. Procura dar continuidade à aplicação de uma metodologia de educação ambiental para industrias, desenvolvida pela autora e que começou a ser testada desde a sua dissertação de mestrado intitulada "Educação Ambiental na Redução III da Alcan Alumínio do Brasil S.A."


Meio Ambiente, sustentabilidade e saneamento – Relatos sergipanos

 Solicitar Livro »

Autores: José Daltro Filho, Maria José Nascimento Soares

236 páginas, Editora Redes

O presente livro tem como finalidade apresentar aos leitores um panorama sobre a produção acadêmica dos mestrandos em Desenvolvimento e Meio Ambiente, no que se refere às reflexões teóricas acerca das questões ambientais, abordando temas fundamentais para a construção do conhecimento científico, na perspectiva de estimular o leitor a participar desta causa que diz respeito a todos indistintamente.


Meio Ambiente, Poluição e Reciclagem

 Solicitar Livro »

Autores: Eloisa Biasotto Mano, Élen B. A. V. Pacheco, Cláudia M. C. Bonelli

169 páginas, Editora Blucher

O Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano da Universidade do Rio de Janeiro foi pioneiro no Brasil, em termos universitários, na investigação científica e tecnológica de produtos reciclados provenientes de plásticos pós-consumidos. Os trabalhos tiveram início em 1990, com duas jovens estudantes de Pós-Graduação - Élen B. A. V. Pacheco e Cláudia M. C. Bonelli, co-autoras deste livro, sob a orientação da professora Eloisa Biasotto Mano.
O contato com inúmeros interessados neste país e no exterior suscitou a idéia de transmitir à comunidade acadêmica e industrial a experiência adquirida, relacionando-a à crescente concientização da sociedade quando à urgente necessidade de preservação da Natureza. Assim surgiu o livro Meio Ambiente, Poluição e Reciclagem. O assunto, tão amplo e complexo, foi abordado com a metodologia científica habitual, porém evitando torná-lo de difícil compreensão para os leitores não familiarizados com a terminologia técnica. Na preocupação de reunir conhecimentos tão diversificados de forma a facilitar ao interessado a busca de assuntos correlatos resultaram numerosos quadros. Tentou-se reproduzir a beleza de alguns tópicos naturais por imagens coloridas, em algumas figuras. Ao término do trabalho, depois de adquirir uma visão geral do nosso planeta, sentimos uma grande emoção por constatar como o Brasil foi tão bem aquinhoado pela Natureza. Esse sentimento torna-se um estímulo para procurarmos melhor corresponder à grandeza de nosso país.

Meio ambiente e saúde: o desafio das metrópoles

 Solicitar Livro »

Autor: Paulo Sladiva

200 páginas, Instituto Saúde e Sustentabilidade

Meio ambiente e saúde: o desafio das metrópoles integra o Projeto Observatório de Sustentabilidade Urbana para a Megalópole São Paulo – Foco em Saúde do Instituto Saúde e Sustentabilidade, cujo objetivo principal é a criação de um centro de documentação em saúde e sustentabilidade da cidade de São Paulo. Coordenado pelos médicos Paulo Saldiva e Evangelina Vormittag, a obra tem autoria compartilhada por 37 especialistas de diferentes áreas do conhecimento: geógrafos, arquitetos, engenheiros e físicos, entre outros, que oferecem aos administradores da Região Metropolitana de São Paulo e, em especial, da cidade de São Paulo uma análise ampla e detalhada dos problemas do meio ambiente urbano e seus impactos.

Manual Brasileiro de Geossintéticos

 Solicitar Livro »

Autor: José Carlos Vertemati

413 páginas, Editora Edgard Blucher

O Manual Brasileiro de Geossintéticos é a primeira obra dedicada exclusivamente ao tema no Brasil, oferecendo importante contribuição à divulgação das técnicas de uso dos geossintéticos, ainda pouco exploradas entre nós, orientando e conscientizando desde estudantes até engenheiros nas fases de projeto, especificação e implantação em obra. Nesta primeira edição, abordam-se suas principais utilizações, sempre de uma forma simples e objetiva. Os textos foram desenvolvidos pelos mais renomados profissionais da área no Brasil e tratam da especificação de geossintéticos em obras de reforço de solos, filtração, drenagem, separação de materiais, proteção mecânica, adensamento de solos, restauração de pavimentação, erosão e impermeabilização.

Introdução à Engenharia Ambiental – O desafio do desenvolvimento sustentável

 Solicitar Livro »

Autores: Benedito Braga, Ivanildo Hespanhol, João G. Lotufo Conejo, José Carlos Mierzwa, Mario Thadeu L. de Barros, Milton Spencer, Monica Porto, Nelson Nucci, Neusa Juliano, Sérgio Eiger

318 páginas, Editora Pearson

Destinada a cursos de engenharia, mas fundamental a profissionais de outras áreas que se interessam pelo tópico, a obra capacita os leitores para o contínuo desafio de melhorar o trinômio meio ambiente, desenvolvimento econômico e qualidade de vida, tendo como base o desenvolvimento sustentável e ações que proporcionem qualidade de vida para os cidadãos. Para isso, ela relaciona a engenharia com outras áreas do conhecimento, transmitindo sua visão em relação ao meio ambiente e apresentando a questão do conflito entre os aspectos socioeconômicos e os ambientais como um dos grandes desafios da engenharia no futuro.

Urbanização e Meio Ambiente

 Solicitar Livro »

Autor: Suetônio Mota

380 páginas, Editora ABES

Segundo o autor Suetônio Mota "O livro procura mostrar a importância de se considerar os aspectos ambientais no planejamento urbano. São propostas medidas a serem adotadas no sentido do uso/ocupação do solo seja feito visando a conservação dos recursos do solo, água e ar, ao controle da poluição acústica e a preservação das áreas de valos paisagístico, ambiental e cultural; como também a avaliação de impactos ambientais de empreendimentos urbanos?


Remediação e Revitalização de Áreas Contaminadas

Livro indisponível

Autores: Ernesto Moeri, Rodrigo Coelho, Andreas Marker

233 páginas, Editora Signus

A questão de gerenciamento dos passivos ambientais tem sido muito debatida no meio empresarial por envolver despesas elevadas e muitas dificuldades de caráter legal, comunicacional e institucional. Mais que uma preocupação local, o gerenciamento desses passivos é também um problema global, já que a degradação ambiental compromete a preservação do planeta e, conseqüentemente, a vida das gerações futuras. Os textos reunidos neste livro contribuem para a discussão destas questões com a melhor ciência disponível internacionalmente. Foram apresentados na segunda edição do Seminário Internacional sobre Remediação In-Situ de Sites Contaminados promovido pelo Instituto Ekos Brasil em novembro de 2003, e discutem casos específicos de revitalização de áreas contaminadas tanto no Brasil como em países da Europa, abordando questões que vão dos desafios encontrados no Brasil até o financiamento dos processos de revitalização. Grande parte dos trabalhos apresenta e analisa aplicações de técnicas de remediação in situ, que são discutidas quanto a seus resultados concretos.

Responsabilidade Civil do Estado por Danos Ambientais

 Solicitar Livro »

Autora: Vera Lúia R. A. Jucovsky

69 páginas, Editora Juarez Oliveira

O livro examina aspectos da responsabilidade estatal pelas ações e omissões administrativas na degradação ambiental, inclusive na hipóteses de licenças do Poder Público para atividades potencialmente lesivas ao ambiente. Apresenta alguns instrumentos de proteção dos direitos individuais, coletivos e difusos, em face do estado, além da análise do direito fundamental a um ambiente equilibrado, levando-se em conta o direito português comparativamente ao brasileiro, tanto quanto a questão da avaliação dos danos ambientais para indenização do dano à natureza.

Rios, Redes e Regiões – A sustentabilidade a partir de um enfoque integrado dos recursos terrestres

 Solicitar Livro »

Autor: Paulo Afonso Soares Pereira

348 páginas, Editora AGE

'Rios, Redes e Regiões' é um livro que procura conceituar desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, a partir de suas diversas origens. O título, uma licença poética, implicitamente faz essa síntese. A obra se vale das mais diversas disciplinas, a filosofia, o direito, a ecologia, a administração, a geografia, a política, a economia, a sociologia, a história... enfim, é transdisciplinar. Essa é uma de suas duas características principais. É um livro de referência geral, seja pelo tratamento teórico original, seja pela qualidade e pela articulação das propostas nele contidas.

Sistema de Gerenciamento Ambiental

 Solicitar Livro »

Autores: Pauli Adriano de Almada Garcia, Josimar Ribeiro de Almeida

352 páginas, Thex Editora

Esta obra contribui de modo específico, para o aprimoramento técnico dos envolvidos nas sutilezas da Gestão Ambiental, além de, certamente, fornecer subsídios inestimáveis ao público em geral, que cresce a olhos vistos, dia-a-dia, interessado em descobrir e adotar sistemas de gestão ambiental ecologicamente sustentáveis.



Sistema de Informações Geográficas como Instrumento de Gestão e Saneamento

 Solicitar Livro »

Autor: Marcos Ubirajara de Carvalho Camargo

210 páginas, Editora ABES

A publicação trata de tecnologia de ponta, sistematiza a experiência do autor, no desenvolvimento de sistemas de Informações Geográficas, aplicadas à gestão de sistemas de Saneamento e de bacias hidrográficas. A qualidade de um manancial reflete o bom uso e ocupação do solo e sua bacia, de maneira ordenada e pouco diversificada.



Substancias húmicas aquáticas – Interação com espécies metálicas

 Solicitar Livro »

Autor: Julio Cesar Rocha, André Henrique Rosa

119 páginas, Editora UNESP

Inclui classificação, origem, formação, estrutura e importância das Substâncias Húmicas (SH). Mostra ainda como estudos associados às SH são de grande relevância para uma melhor interpretação da biodisponibilidade de espécies químicas nos sistemas aquáticos. "Um dos primeiros estudos sobre substâncias húmicas aquáticas (SHA) foi de Rook (1974), mostrando que o material húmico é um precursor natural de organoclorados formados pela cloração de águas naturais. Este novo livro de Rocha & Rosa sobre a caracterização de SHA e suas interações com metais é uma valiosa contribuição para pesquisadores e estudantes (...)"

Sustentabilidade Ambiental, Social e Econômica nas empresas – Como entender, medir e relatar

 Solicitar Livro »

Autor: Sergio Pinto Amaral

124 páginas, Editora Tocalino

O livro, voltado primordialmente para o setor empresarial, nos leva a refletir que precisamos mudar de paradigma. De uma postura de desenvolvimento "a qualquer custo" para o do "crescimento sustentado". Nos ensina como as empresas podem selecionar indicadores de sustentabilidade ambiental, social e econômica e aplica-los na medição e no acompanhamento da evolução de seu desempenho nessas áreas.


Uso agrícola das áreas de afloramento do Aquífero Guarani no Brasil

 Solicitar Livro »

Autor: Marcos Antonio Ferreira Gomes

417 páginas, Editora Embrapa

A obra é destinada principalmente a quem trabalha com meio ambiente e, em especial, aos profissionais e técnicos do setor agrícola e de outras áreas correlatas. Este livro ressalta a importância do uso e majeno com visão sustentável de áreas de afloramento de aquíferos sedimentares, a exemplo do Aquífero Guarani.



Uso e Ocupação do solo na zona costeira do estado de São Paulo – Uma análise ambiental

 Solicitar Livro »

Autora: Cintia Maria Afonso

185 páginas, Editora Annablume

Esta obra apresenta contribuições essenciais aos estudos das relações homem-ambiente na zona costeira de estado de São Paulo. A partir de pesquisa interdisciplinar e crítica do uso e ocupação do litoral paulista, a autora identifica as alterações causadas pelas atividades humanas nas características ambientais da região. Cintia Afonso traz também competente histórico do processo de povoamento da costa, dado fundamental para compreensão de seu desenvolvimento econômico e da atual ocupação humana.


Digestão de Resíduos sólidos orgânicos e aproveitamento do biogás

 Solicitar Livro »

Autor: Sérvio Túlio Cassini

196 páginas, PROSAB

(manual)




Gestão de Resíduos em Universidades

 Solicitar Livro »

Autora: Suzana Maria de Conto

319 páginas, Editora Educs

Esta obra, que reúne profissionais de diferentes áreas do conhecimento, tem como finalidade apresentar o que essas instituições de ensino estão fazendo em relação aos resíduos que geram e oferecer à sociedade, principalmente às instituições de ensino, referenciais importantes para a implantação de seus sistemas de gerenciamento de resíduos e/ou otimizar os já existentes.


Identificação de plásticos – Uma ferramenta para Reciclagem

Livro indisponível

Autores: Sati Manrich, Gustavo Frattini, Antonio Carlos Rosalini

49 páginas, Editora UFSCAR

O objetivo deste livro é auxiliar pesquisadores e empresários que estejam começando a trabalhar com resíduos poliméricos (plásticos e borrachas) urbanos a separar esses materiais por categorias, utilizando um procedimento sistemático de identificação.





Manual de gerenciamento de resíduos sólidos em serviços de saúde

 Solicitar Livro »

Autores: Vania Elisabelete Schneider, Rita de Cássia Emmerich, Viviane Caldart Duarte, Sandra Maria Orlandim

319 páginas, Editora EDUCS

O manual apresenta informações claras e importantes para a criação e adoção de sistemas de gerenciamento da atividade. Aponta diretrizes básicas de como fazer adequadamente, dentro do que preconiza a legislação e as tecnologias disponíveis. A obra deve ser adotada como referencia básica pelos profissionais que atuam nas áreas de assistência à saúde e ao meio ambiente, bem como pelos cursos de formação em áreas e afins.


Nosso lixo de cada dia – Desafios e Oportunidades

 Solicitar Livro »

Autora: Ana Luiza Dolabela de Amorim Mazzini

67 páginas, Editora (?)

O livro "Nosso lixo de cada dia – desafios & oportunidades" é uma contribuição inestimável ao trabalho de todos aqueles que entendem a comunidade em que vivem como um local de convivência civilizada, harmoniosa e respeitosa em relação ao próximo. Mesmo ao "próximo" mais distante, em termos geográficos.



Os empresários do lixo – Um paradoxo da modernidade

 Solicitar Livro »

Autor: Máercio Magera

193 páginas, Editora Átomo

O livro trata de pesquisa sobre a formação das cooperativas de trabalhadores que se encontram no setor de reciclagem de lixo, no interior do Estado de São Paulo. Neste contexto, os "empresários do lixo" vivem um paradoxo da modernidade, visto que, sendo cooperados, são seus próprios patrões, mas, ao mesmo tempo, encontram-se em um ambiente de precariedade das relações e condições de trabalho. As cooperativas de reciclagem de lixo e a sociedade vêm tratando o cooperado como um agente de modernidade, enquanto seu trabalho gera uma sustentabilidade econômica para o meio ambiente ecologicamente perfeito. Mas, do ponto de vista das relações trabalhistas, é resgatado um sistema que se pensava estar no passado da história do trabalho.

Resíduos Plásticos e Reciclagem – Aspectos gerais da tecnologia

 Solicitar Livro »

Autores: Maria Zanin, Sandro Donnini Mancini

143 páginas, Editora EdUFSCar

A população do planeta,no início do século XXI, é estimada em 6,2 bilhões de habitantes ( no início da civilização era de somente 200 milhões) que geram mais de um bilhão de toneladas de resíduos sólidos a cada ano, sendo cerca de 83 milhões de toneladas a parte brasileira. Nesse sentido a ação de reciclar significa algo possível, viável, necessário e urgente. É isso que o livro "Resíduos plásticos e reciclagem. Aspectos gerais e tecnologia" tem por base.


Seis Razões para diminuir o lixo no Mundo

Livro indisponível

Autores: Nilson José Machado, Silmara Rascalha Casadei

53 páginas, Coleção Escritinha, Editora Planeta

Por ano, 30 bilhões de toneladas de lixo são jogadas no nosso planeta. 88% do lixo doméstico é descarregado em aterros sanitários. Em países mais desenvolvidos, a produção de lixo diária, por habitante, é de cerca de 3,2 Kg. Produzimos cerca de 80 milhões de toneladas de plástico por ano. Só no Brasil, 100 milhões de pneus estão espalhados nos aterros, rios, terrenos baldios e em mais de 3 mil lixões distribuídos pelo País. Com o aumento gradativo do buraco na camada de ozônio e do aquecimento global provocados pela emissão de gases poluentes, cresceu a consciência mundial, chamando a atenção da humanidade para a questão da geração e do destino do lixo. É natural, portanto, que se trabalhe essa consciência ambiental especialmente com as novas gerações.

 

Saneamento Saúde e Ambiente – Fundamentos para um desenvolvimento sustentável

 Solicitar Livro »

Autor: Arlindo Philippi Jr.

832 páginas, Editora Manole

A Coleção Ambiental, coordenada por Arlindo Philippi Jr., reúne os resultados de estudos, pesquisas e experiências de professores, pesquisadores e profissionais com notória e expressiva atuação na área ambiental, oriundos de conceituadas instituições de ensino e pesquisa, caracterizando-se pelo tratamento multi e interdisciplinar que esta área do conhecimento requer. As obras contribuem tanto para a disseminação do conhecimento em bases cientificamente sólidas e conectadas às intervenções reais da sociedade quanto para a ampliação das reflexões e dos debates sobre questões sociais, econômicas, políticas e ambientais fundamentais para a formação, qualificação e capacitação de profissionais. Neste livro, "Saneamento, Saúde e Ambiente: Fundamentos para um Desenvolvimento Sustentável", há o enfoque de temas que abordam a modificação ambiental produzida pelos modelos de desenvolvimento da sociedade humana ao longo de sua história e os impactos na saúde pública e nos ecossistemas naturais.

Serviço de limpeza urbana à luz da Lei de Saneamento Básico – Regulação Juridica e concessão da disposição final do lixo

Livro indisponível

Autor: Marcos Paulo Marques Araújo

442 páginas, Editora Fórum

O presente livro, que teve como objeto de estudo a prestação do serviço de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos no âmbito do Município do Rio de Janeiro, é divido em duas partes: geral e específica. Na obra, empregamos os aspectos técnicos inerentes ao serviço sem descuidar do embasamento jurídico, conferindo-lhe, assim, um caráter multidisciplinar e prático.

 

Saúde Pública - Uma complexidade anunciada

Livro indisponível

Autor: Mario Iván Tarride

107 páginas, Editora Fiocruz

A obra desenvolve-se assumindo a existência da crise da saúde publica, explicando-a em termos epistemológicos e, ainda, proporcionando enfoques, teorias e métodos que possibilitem uma reflexão amplificadora da temática.



Gestão do Saneamento Básico – Abastecimento de água e esgotamento sanitário

 Solicitar Livro »

Autores: Arlindo Philippi Jr., Alceu de Castro Galvão Jr.

1153 páginas, Editora Manole

O livro destaca-se pela abordagem interativa alicerçada em estudos, pesquisas e práticas desenvolvidos em várias regiões do país, por autores com variadas formações profissionais, provenientes de universidades, instituições públicas e privadas, com responsabilidades e atuação no setor de saneamento básico. Trata-se, portanto, de uma produção multidisciplinar trazida à comunidade científica, tecnológica e profissional como contribuição ao entendimento e enfrentamento de questões que exercem desafios à gestão dos sistemas de saneamento básico, visando seu contínuo aperfeiçoamento, aqui entendido como fundamental para o desenvolvimento do país com base em critérios de sustentabilidade.

Gestão Estratégica do Saneamento

 Solicitar Livro »

Autor: Ary Haro dos Anjos Jr.

208 páginas, Editora Manole

Este livro proporciona aos gestores do setor de saneamento uma abordagem didática da gestão estratégica; discute conceitos teóricos em termos multi e interdisciplinares; apresenta exemplos; oferece ferramentas e realça as conexões existentes entre os conceitos teóricos e as situações práticas. Além disso, mostra que a gestão estratégica de um sistema de saneamento deve maximizar os seus resultados econômicos e financeiros em benefício da sociedade em geral, dos seus clientes e da própria empresa gestora do sistema, ou seja, deve atuar de forma sustentável.


Controle Estatístico CEP de Processos

 Solicitar Livro »

Autor: Arthur Gouveia

137 páginas, Editora Nelpa

O livro traz conceitos claros e bem elaborados para o uso da estatística em prol da análise e melhoria de resultados de empresas de saneamento. O livro é escrito de forma leve, com exemplos práticos, focados no setor para favorecer a compreensão e aplicações dos conceitos.

Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil

 Solicitar Livro »

Autor: José Dantas de Lima

267 páginas, Editora ABES

O livro tem o intuito de esclarecer o tratamento de resíduos sólidos urbanos no Brasil através da abordagem do tema a luz de diversos tópicos. Trata também da gestão dos serviços de limpeza urbana, os modelos tecnológicos adotados, entre outras vertentes essenciais para o tema.

Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal – Instrumento de Integração Regional

 Solicitar Livro »

Autor: José Dantas de Lima

275 páginas, Editora ABES

De maneira muito prática e numa linguagem acessível, José Dantas mostra todos os passos necessários para a formação dos Consórcios de Desenvolvimento Intermunicipal, procurando dar, assim, sua contribuição para que muitas prefeituras tenham uma alternativa a mais para a resolução de seus problemas.

MANUAL DE TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS

 Solicitar Livro »

Autor: José Eduardo W. de A. Cavalcanti

Eficiência Hidráulica e Energética em Saneamento – Análise Econômica de Projetos

 Solicitar Livro »

Autor: Heber Pimentel Gomes

109 páginas, Editora ABES

O livro tem como proposito servir de base a estudos de viabilidade econômica de projetos de saneamento, buscando mostrar as metodologias de avaliação econômica, aplicadas a estudos de caso de ações de combate ao desperdício de água e energia. Trata-se de uma publicação que tem como objetivo principal servir de instrumento de capacitação aos profissionais da área de saneamento, na elaboração de estudos de viabilidade econômica de projetos que visam a gestão eficiente de água e energia.

Tratabilidade de Água e dos Resíduos Gerados em Estações de Tratamento  de Água

 Solicitar Livro »

Autor: Luiz Di Bernardo, Angela Di Bernardo Dantas, Paulo Euardo  Nobueira Voltan

 "O livro buscou atualizar o conhecimento sobre os ensaios de tratabilidade de  água e dos resíduos gerados nos processos e operações unitárias.  No Capítulo 1 são apresentados os parâmetros de qualidade da água, enquanto  nos Capítulos 2 e 3 são discutidos os fundamentos de química e de  hidrobiologia, respectivamente.  O Capítulo 4 contempla os principais produtos químicos usados nas ETAs e ETRs e no Capítulo 5 são apresentadas e discutidas as tecnologias de tratamento de água.   O Capítulo 6 traz uma importante contribuição dos autores, referente ao uso de traçador para avaliar o comportamento hidrodinâmico das unidades de tratamento.  Nos Capítulos 7 e 8 são apresentados e discutidos os procedimentos para a realização de ensaios de tratabilidade de água e dos resíduos gerados em ETAs, respectivamente."

 
GESTÃO AMBIENTAL-  Academia Pearson

Solicitar Livro »

 "Idealizados para o universitário brasileiro, os livros da Academia Pearson se  diferenciam de tudo o que está disponível no mercado: são claros, sem perder o rigor t  écnico; são atuais, sem deixar de lado os aspectos tradicionais.  Essas características  são intensificadas pelos seguintes elementos didáticos:

 . Perguntas introdutórias: indicam os objetivos do capítulo e direcionam a leitura.
 . Estudos de caso: apresentam situações reais a partir das quais o estudante pode  traçar um paralelo entre a teoria e a prática.
. Saiu na imprensa: traz uma memória divulgada na mídia que mostra como o conteúdo estudado está presente em nosso cotidiano.
. Na academia: incentiva os alunos a realizarem atividades diversas, a fim de aprofundarem seu conhecimento.

Além de contar com essas ferramentas de aprendizagem, o estudante encontra neste livro os principais aspectos teóricos e práticos da gestão ambiental, como desenvolvimento sustentável, certificações ambientais e "gestão mais verde" – tudo que ele precisa para entender o assunto e aplica-lo."

 

 FLORAÇÕES DE ALGAS E DE CIANOBACTÉRIAS: Suas Influências na  Qualidade da Água e nas Tecnologias de Tratamento
 Autores: Luiz Di Bernardo, Alessandro Minillo, Angela Di Bernardo Dantas

 Solicitar Livro »

 "O livro procurou atualizar o conhecimento sobre as algas e as  cianobactérias, assim como fornecer informações a respeito das  cianotoxinas produzidas por diferentes espécies.  No Capitulo 1 são      discutidos alguns aspectos relacionados à ocorrência de água na natureza.
 No Capítulo 2 são apresentadas as principais características das classes de  algas e os fatores que influem na distribuição do fitoplâncton.  O Capitulo 3 foi  dedicado à eutrofização e floração de cianobactérias, às cianotoxinas  produzidas e suas ações no organismo humano, os ensaios de toxicidade e os métodos de detecção de cianotoxinas.  O Capítulo 4 tratou dos métodos de coleta, preservação, contagem dos organismos fitoplanctônicos e métdos de análises. No Capitulo 5 foi apresentada a classificação das águas superficiais e o padrão de potabilidade no Brasil.  No Capítulo 6 foram discutidas as cianobactérias das águas superficiais, as ações corretivas e preventivas em reservatórios.  O Capítulo 7 discute e avalia o desempenho das tecnologias de tratamento de água contendo organismos fitoplanctônicos."

 

 Tratamento Biológico de Águas Residuárias
 Autor: José Alves Nunes

 Solicitar Livro »

 "Este livro vem completar a abordagem do tema "Tratamento de Águas  Residuárias", vista em obra anterior do mesmo autor, representando valioso  instrumento para aqueles que militam na gestão de recursos hídricos. No  decorrer dos seus 10 capítulos, foram selecionados os temas de tratamento  de águas residuárias que têm maior aplicação, principalmente no Brasil,  onde são encontrados diversos sistemas em operação: lodos ativados,  lagoas de estabilização, digestor anaeróbio de fluxo ascendente, wetland e  tanques sépticos e disposição dos efluentes líquidos. É uma obra destinada especificamente a engenheiros projetistas, apresentando diversos exemplos de dimensionamentos."

 

MANUAL DE TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS
Autor: José Eduardo W. de A. Cavalcanti

ESGOTADO

"A finalidade deste Manual, com 18 capítulos, é proporcionar aos profissionais interessados em conhecer as nuances que envolvem o tratamento de efluentes industriais um rol de informações acerca das potencialidades e limitações dos vários processos e operações unitárias utilizados na depuração de diferentes tipos de águas residuais industriais, ao mesmo tempo orientar na elaboração de estudos e projetos visando a aquisição, implantação e reabilitação e operação de sistemas de tratamento."

 

LIXO: DE ONDE VEM? PARA ONDE VAI?
Autor: Francisco Luiz Rodrigues e Vilma Maria Cavinatto

Solicitar Livro »


"No mundo moderno, a produção de lixo aumentou numa escala considerável, causando graves problemas ao ambiente... "

 

SELEÇÃO DE TECNOLOGIAS DE TRATAMENTO DE ÁGUA
Autores: Luiz Di Bernardo & Lyda P. S. Paz

Solicitar Livro »

"O livro é uma obra essencial para esclarecer dúvidas e facilitar o aprendizado sobre qualidade da água, tecnologias de tratamento, avaliação ambiental das técnicas, aspectos socioculturais, econômicos e financeiros envolvidos na seleção dos sistemas de tratamento. O livro também indica os fundamentos necessários para elaboração de metodologias de seleção e, nesse contexto, apresenta e aplica o Modelo SELTECNOL, desenvolvido pela autora, para serem aplicados em comunidades brasileiras de pequeno porte. O livro vem acompanhado de um CD contendo o programa SELTECNOL e mais de 400 desenhos de diferentes ETAs com vazões de pojeto entre 10 e 40L/s, incluindo o tratamento de resíduos gerados nesses sistemas." (2 volumes)

 

TRATAMENTO FÍSICO-QUÍMICO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS INDUSTRIAIS
Autor: José Alves Nunes

ESGOTADO

Esta 5ª edição revisada, ampliada e atualizada tem como característica principal a simplicidade. Para melhor compreensão, cada produto químico citado é seguido de sua respectiva fórmula e cada processo unitário é seguido de exemplo de dimensionamento. A cada nova edição, quase todos os capítulos são ampliados, sendo esta edição contemplada com novo item específico sobre tratamento de efluentes de galvanoplastia. É uma obra especialmente dirigida para engenheiros e outros interessados, representando um esforço técnico da maior valia e se constituindo em importante instrumento, principalmente para aqueles que militam na gestão dos recursos hídricos.

 

DICIONÁRIO EDUCATIVO DE TERMOS AMBIENTAIS
Autora: Ana Luiza Dolabela de Amorim Mazzini

Solicitar Livro »

"O Dicionário escrito foi concebido com o objetivo de ser fonte de consulta para gestores públicos e privados, educadores ambientais, empresas de consultoria, universidades, centros de pesquisa, organizações não-governamentais, professores, alunos e cidadãos interessados na área ambiental. Impresso em papel reciclado, a obra possui 533 páginas e contém 2650 termos da área. Tal obra encontra-se em sua 3°edição e é fruto de um exaustivo trabalho de pesquisa. "

 

ÁGUAS SUBTERRÂNEAS E POÇOS TUBULARES PROFUNDOS
Autor: Valter Galdiano Gonçalves e Carlos Eduardo Quaglia Giampá

Solicitar Livro »

"Havia necessidade de se editar um livro, capaz de esclarecer os termos e os conceitos da linguagem hidrogeológica e divulgar os trabalhos relacionados com as atividades pertinentes, não só para o grande público, leigo ou pouco conhecedor, como também para os usuários e os técnicos que lidam com o setor. De preferênca, que reunisse contribuições de vários profissionais, de reconhecido mérito em suas especialidades.
Editou-se. Vem agora à luz esta obra, cuja introdução e os diversos capítulos ao serem lidos, revelarão a abrangência dos assuntos, a capacidade dos autores, a qualidade com que foi escrito e sua importância para o desenvolvimento da teoria e da prática relacinadas com a utilização e preservação das águas subterrâneas..."

 

AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL
Conceitos e Métodos
Autor: Luis Enrique Sánchez

Solicitar Livro »

Estudos de avaliação de impactos ambientais vêm ganhando extraordinária importância para empreendedores e instâncias oficiais que licenciam as atividades econômicas, à medida que na sociedade cresce a consciência ambiental e as decisões devem ser tomadas em base de estudos técnicos sérios e bem fundamentados. Este livro trata da realização desses estudos

 

ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO
Autor: Léo Heller e Valter Lúcio de Pádua (organização)

Solicitar Livro »

"...Léo Heller & Valter Lúcio de Pádua (ambos da Universidade Federal de Minas Gerais), acompanhados de vários co-autores do mais elevado gabarito, nos brindam com um livro da mais alta qualidade, abrangência e atualidade. Com qualidade técnica e editorial, atualizam, sistematizam e contextualizam o estado-da-arte em abastecimento de água para consumo humano em nosso tempo e lugar - a realidade brasileira... "

 

PNEUS INSERVÍVEIS
Alternativas para Redução Expressiva desse Passivo Ambiental

Autor: Oswaldo Aly

Solicitar Livro »

"....obra destaca os graves problemas provenientes da forma condenável como é realizada a destinação final dos pneus inservíveis, na maioria dos casos abandonados a beira de estradas, em cursos dagua, em terrenos baldios, em residências, ou despejados de qualquer maneira em aterros sanitários, e até consumidos de forma criminosa, quando são queimados ao ar livre e em locais impróprios, pondo em risco e sujeitando a danos propriedades, principalmente as rurais. São problemas muito sérios que afetam especialmente o Meio Ambiente, a Saúde, e também a Segurança...."

 

GÊNEROS DE ALGAS DE ÁGUAS CONTINENTAIS DO BRASIL
Chave para identificação e descrições


Solicitar Livro »

"inclui 583 gêneros publicados na literatura especializada, desde o primeiro trabalho em 1833 até o último em 2004. Diversos desses gêneros são atualmente conhecidos apenas da região tropical do globo e vários, só do território brasileiro. Além de descrever cientificamente cada gênero..."

 

ECOTOXICOLOGIA AQUÁTICA
Princípios e Aplicações

Solicitar Livro »

"Este livro contém informações básicas e necessárias para entender facilmente os conceitos e princípios da Ecotoxicologia Aquática, descrevendo de forma bastante didática e objetiva a aplicação dessa ciência com vistas não só ao diagnóstico da qualidade ambiental como também à previsão de impactos ambientais. Esta obra reúne a experiência de 21 especialistas brasileiros de universidades, de empresas privadas e de órgãos ambientais, cada um transmitindo conhecimento específico de sua área de atuação..."

 

POLUIÇÃO DIFUSA

Solicitar Livro »

Canais - Custos - Wetland - First Flush - Gramados - Poluição Difusa - Gestao Ambiental - Bacia de Infiltração - Pavimento Permeável - Trincheiras de Infiltração

 

GESTÃO COMPARTILHADA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO BRASIL

Solicitar Livro »

"Este livro enfatiza as políticas públicas de gestão integrada e compartilhada de resíduos sólidos, destacando quatro experiências que articulam as práticas dos organismos governamentais com organizações comunitárias, cooperativas e associações de catadores organizados e uma experiência de consórcio intermunicipal em escala regional. Desde 1989 no Brasil as experiências de gestão compartilhada de resíduos sólidos através de programas municipais de coleta seletiva em parceria com catadores de materiais recicláveis organizados em associações e cooperativas...."

 

REMEDIAÇÃO DE LIXÕES MUNICIPAIS
(Aplicações da Biotecnologia)

Autor: Luiz Mário Queiroz Lima

Solicitar Livro »

"Um dos principais problemas brasileiros da administração pública municipal é a questão do tratamento e destino final do lixo urbano. Em geral por falta de conhecimento, as prefeituras não sabem como lidar com o problema dos resíduos sólidos, resultando na formação de lixões e vazadouros a céu aberto que contaminam o solo, ar e recursos hídricos, afetando a saúde e a qualidade de vida da população..."

 

LIXO - Tratamento e Bioremediação
Autor: Luiz Mario Queiroz Lima

Solicitar Livro »

"...Nesta obra, o engenheiro Luiz Mario Queiroz Lima descreve em detalhes e com grande rigor científico as técnicas que hoje estão sendo aplicadas em diversos lugares do mundo para o aproveitamento físico-químico e bilógico do lixo, o que se apresenta de utilidade imediata para os técnicos, engenheiros e autoridades responsáveis pelo saneamento público, assim como para todos aqueles interessados em soluções para os graves problemas que ameaçam o equilíbrio de nosso ecossistema...."

 

TRATAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS
Guia Prático para a Solução dos Resíduos
Químicos em Instituições de Ensino Superior


Autores:
Leny BorghesanA. Alberguini
Luís Carlos da Silva
Maria Olímpia de Oliveira Rezende

Solicitar Livro »

"Neste livro, é mostrado meios de gestão de resíduos químicos exeqüíveis em instituições de ensino superior (IES). Procuramos fornecer subsídios à engenharia de segurança, sempre com base nos conhecimentos da área de química, para promover a consciência preventiva, especificamente no que se refere à nocividade de produtos perigosos em ambientes de trabalho, levando-se em consideração as instalações operacionais e os possíveis risco ocupacionais."

 

QUALIDADE DAS ÁGUAS E POLUIÇÃO:
ASPECTOS FÍSICO-QUÍMICOS


Autores:
Roque Passos Piveli
Mario Takayuki Kato

ESGOTADO

"Livro voltado para os alunos de graduação, espe-cialização e mestrado a diversas áreas relacionadas ao saneamento ambiental. A obra tem como objetivo ressaltar a importância da qualidade da água para sociedade e aborda características físico-químicas das águas naturais para abastecimento e residuárias, associando-as com as variáveis de natureza biológica."



ÁGUAS DOCES NO BRASIL
Capital Ecológio, Uso e Conservação

Organização e Coordenação Científica:

Aldo da C.Rebouças
Benedito Braga
José Galizia Tundisi

Editora: Escrituras

Solicitar Livro »

 

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA AMBIENTAL - 4ª ED. AUM.
Autor: Suetônio Mota

Solicitar Livro »

O livro procura reunir conceitos de ecologia , saúde pública e de saneamento de modo a fornecer informações necessárias a profissionais de engenharia, alunos, e, de áreas afins, dentro de uma visão de conservação ambiental. Na 4ª edição, foi feita uma revisão, especialmente no que se relaciona com a legislação ambiental vigente. Além dos conceitos básicos, o livro trata dos problemas ambientais resultantes da ação do homem, e principalmente a maneira de agir, de modo a garantir qualidade de vida. 388 p./2006

 

GEOPROCESSAMENTO & ANÁLISE AMBIENTAL
Autores: Jorge Xavier Silva & Ricardo Zaidan

Solicitar Livro »

Trata o livro temas que preocupam não só os interessados em Geoprocessamento, mas também aqueles que buscam entender questões relativas ao meio ambiente, como um todo, através de sua aplicação em áreas de planejamento urbano, rural, unidades de conservação, turismo.Os profissionais vão encontrar soluções criativas, relevantes à identificação de sítios para instalação de aterros sanitários
363 p./2004

 

RECICLAGEM: MITO E REALIDADE
Autor: Roberto Rinder Adler et al.

Solicitar Livro »

O objetivo desta coletânea é expressar a preocupação, quanto a questão de como vem sendo entendido, discutido e divulgado a importância econômica, ambiental e social da reciclagem. Entretanto quando é discutida no escopo da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, o tema apresenta dificuldades, notadamente quando associado aos da coleta seletiva e das usinas de triagem e compostagem

 

INTRODUÇÃO A QUÍMICA AMBIENTAL - 2ª ED. ATUALIZADA E REVISADA
Autor: Jorge Antônio B. de Macêdo

Solicitar Livro »

Este livro vem contribuir para o ensino da química nas escolas de 2º e 3º graus, dando realmente uma introdução a abrangência da área. O livro chama atenção para o alto risco de contaminação dos recursos hídricos, em nível superficial e subterrânea.O uso de agrotóxicos e fertilizantes já é a segunda causa de contaminação da água no País, perde apenas para o despejo de esgoto. Esta obra permitira que o leitor tome conhecimento de temas como convenções Internacionais, que o Brasil é signatário.

 

TRATAMENTO DE ESGOTOS DOMÉSTICOS - 5 ªEDIÇÃO - 2009
Autores: Eduardo Pacheco Jordão & Constantino Arruda Pessoa

Solicitar Livro »

Esta quinta edição, ora lançada, irá, certamente, ter o mesmo sucesso até então constatado, tendo em vista que se apresenta enriquecida com exemplos numéricos e apresentação de casos reais da experiência brasileira.

 

ECOLOGIA INDUSTRIAL
Autores:
Biagio F. Giannetti
Cecília M. V. B. Almeida

Solicitar Livro »

O conteúdo do livro "Ecologia Industrial" enfatiza as soluções em vez de apresentar os problemas relacionados ao meio ambiente. Outra preocupação foi não dissociar a prática da teoria. Por essemotivo, frequentemente são encontrados exemplos de aplicações dos conceitos apresentados e, quando possível, relatados exemplos brasileiros.

 

MÉTODOS E TÉCNICAS DE TRATAMENTO DE ÁGUA
(2 VOLUMES)

Autores: Luiz Di Bernardo & Angela Di Bernardo Dantas

ESGOTADO

A presente obra, destina-se a difundir os fundamentos teóricos e práticos essenciais para a aplicação correta dos diversos processos de tratamento de água. Foram desenvolvidos diversos trabalhos envolvendo variadas tecnologias de tratamento água, tais como dupla filtração, floto-filtração, oxidação, absorção, tratamento e disposição final dos resíduos gerados em ETA's e automação de ETA's.

 

HIDRÁULICA APLICADA ÀS ESTAÇÕES
DE TRATAMENTO DE ÁGUA (EM CD)


Solicitar CD-ROM »

Autor: Marcos Rocha Vianna

 

 

Formulário para pedidos de livros

...

Mais informações ligue para os telefones: 11 3814-1872 / 3813-9626
ou mande um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Tabela de Títulos e Preços Clique Aqui

 

Busca

Eventos

«   Abril 2014   »
dstqqss
  1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
   
Veja mais eventos

Rua Eugênio de Medeiros, 242 - 6º andar - Pinheiros - 05425-900
São Paulo - SP
Mapa de localização

Tel / Fax: 11 3814 1872 e 11 2729 5510
Fale conosco

ABES-SP - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental