ABES

Home Notícias
Notícias
JPS realiza palestra para estudantes da FMU PDF Imprimir E-mail
Ter, 21 de Outubro de 2014 14:11

Na última segunda-feira, dia 20, o Programa Jovens Profissionais do Saneamento se apresentou em mais uma universidade. O coordenador do programa, Roger Gregório, e o membro do JPS, Rafael Guimarães, realizaram duas apresentações para os estudantes de Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), no campus Vergueiro I.

Roger Gregório iniciou o evento com uma breve apresentação institucional sobre o JPS. A Rafael coube ministrar uma palestra técnica sobre o tema ‘Gestão Integrada de Resíduos da Construção Civil’.  “Foi a minha primeira palestra técnica e achei muito produtiva, espero que seja a primeira de muitas. Saneamento é uma área incrível, que deve ser vista de maneira sistêmica. Tudo está integrado ao sistema urbano e nossas ações influência diretamente na natureza”, afirma Rafael.

O tecnólogo ressaltou em sua apresentação a associação dos resíduos de construção civil com o setor de saneamento. “O modo como dispomos esses resíduos pode trazer impactos relevantes ao ambiente, como:  a alteração paisagística; carregamento dos sólidos pela chuva e vento para os dispositivos de drenagem, causando pontos de alagamentos e surgimento de vetores e riscos epidemiológicos. Por isso, é muito importante segregar esses resíduos na fonte dos pequenos e grandes geradores, pois a mistura das classes desse tipo de resíduos torna oneroso o processo de reciclagem, tendo como destino mais viável o aterro sanitário, o que não é interessante porque diminui sua vida útil.”

Os papéis do poder público e do setor privado também foram mencionados. “É importante que os gestores públicos incentivem a população oferecendo opções para a disposição final dos resíduos da construção por meio de pontos de entrega voluntária. E também que massifiquem a divulgação dos serviços de coleta. Já no setor privado, crescem as empresas que reciclam esses resíduos como concreto,  cimento, argamassa e cerâmica, que depois do processamento, são vendidos para o mercado da construção para fins não estruturais.”

O membro do JPS finalizou destacando a importância do trabalho em conjunto. “Acredito que, com a parceria desses setores, o uso da Gestão Integrada dos Resíduos da Construção Civil continuará ganhando força no mercado, minimizando o uso dos recursos naturais, trazendo sustentabilidade e bem-estar para todos”, afirmou. 

jps na fmu

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
DIADESOL: festa gratuita no Parque Sumaré premiará os ganhadores do Concurso de Desenho Infantil e Vídeo Amador sobre os resíduos sólidos e promoverá atividades como teatro de bichos e apresentação musical PDF Imprimir E-mail
Seg, 20 de Outubro de 2014 00:00

A ABES-SP - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, Seção SP, promoverá, no dia 25 de outubro, a Festa de Premiação do DIADESOL - Concursos de Desenho Infantil e Vídeo Amador promovidos pela Associação para celebrar o DIADESOL DAS AMÉRICAS - Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania, uma iniciativa internacional da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e pela Associação Interamericana de Engenharia Ambiental (AIDIS), com o objetivo de desenvolver atividades que despertem a consciência das populações da América Latina sobre questões relativas aos resíduos sólidos. O evento é aberto ao público, com entrada franca.

Leia mais...
 
Folha ABES Edição 40 PDF Imprimir E-mail
Sex, 17 de Outubro de 2014 16:13

Confira a 40ª Edição do Folha ABES

Leia mais...
 
Presidente da ABES-SP fala sobre disponibilidade hídrica em fórum internacional realizado em São Paulo PDF Imprimir E-mail
Sex, 17 de Outubro de 2014 15:46

O Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental-Seção São Paulo, o engenheiro Alceu Guérios Bittencourt, proferiu a palestra de abertura, nesta quarta-feira, dia 15, no I Fórum Técnico Internacional "Reuso Direto e Indireto de Efluentes para Potabilização”. O evento foi promovido pelo portal Tratamento de Água no Auditório João Yunes da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP) e contou com especialistas brasileiros e estrangeiros.

Leia mais...
 
ABES na mídia: Valor Econômico PDF Imprimir E-mail
Sex, 17 de Outubro de 2014 09:29

O presidente da ABES-SP, Alceu Guérios Bittencourt, um dos especialistas da reportagem do Valor Econômico. Alceu proferiu a palestra de abertura do I Fórum Técnico Internacional "Reuso Direto e Indireto de Efluentes para Potabilização”, promovido pelo portal Tratamento de Água na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, em parceria com o Centro de Apoio à FSP.

Leia mais...
 
Começa a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília PDF Imprimir E-mail
Qui, 16 de Outubro de 2014 13:36

Foi aberta oficialmente, na última terça-feira, dia 14, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento, realizado no Distrito Federal, busca popularizar a ciência e mostrar sua importância no desenvolvimento do Brasil, além de incentivar a atitude científica e a inovação e é organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com outros órgãos e empresas. O tema desta edição é “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”.

Leia mais...
 
Seminário debaterá Gestão dos Serviços de Saneamento em SP PDF Imprimir E-mail
Qui, 16 de Outubro de 2014 12:22

Referência nacional na gestão de resíduos sólidos, a cidade de Santo André (SP) recebe de 10 a 12 de novembro o “8º Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental”. O evento tem a finalidade de promover o debate sobre os principais avanços e perspectivas do setor, abordando as temáticas mais recorrentes na agenda pública e que necessitam de soluções planejadas, integradas e eficazes.

Leia mais...
 
Dia do Educador Ambiental PDF Imprimir E-mail
Qua, 15 de Outubro de 2014 14:41

Hoje, 15 de outubro, comemora-se o Dia do Educador Ambiental. Profissão essa que é de extrema importância para a relação da sociedade com a natureza, criando um ambiente harmonioso e sustentável.

Leia mais...
 
Horário de Verão 2014 PDF Imprimir E-mail
Ter, 14 de Outubro de 2014 11:36
Leia mais...
 
Presidente da ABES-SP participa da abertura de evento sobre reaproveitamento de água potável PDF Imprimir E-mail
Ter, 14 de Outubro de 2014 00:00

O presidente da ABES-SP, Alceu Guérios Bittencourt, será um dos palestrantes, nesta quarta-feira, 15, do I Fórum Técnico Internacional "Reuso Direto e Indireto de Efluentes para Potabilização”, promovido pelo portal Tratamento de Água dias 15 e 16, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, em parceria com o Centro de Apoio à FSP. Alceu falará no painel “Disponibilidade Hídrica das Regiões Metropolitanas Brasileiras e Plano de Segurança da Água”, ao lado Gesner de Oliveira, economista e ex-presidente da Sabesp, e da engenheira sanitarista Roseane Maria Garcia Lopes de Souza, vice coordenadora da Câmara de Saúde Pública da ABES-SP.

Leia mais...
 
«InícioAnterior12345678910PróximoFim»

Página 1 de 592

Busca

Eventos

«   Outubro 2014   »
dstqqss
   1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
Veja mais eventos

Rua Eugênio de Medeiros, 242 - 6º andar - Pinheiros - 05425-900
São Paulo - SP
Mapa de localização

Tel / Fax: 11 3814 1872 e 11 2729 5510
Fale conosco

ABES-SP - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental