ABES

http://www.abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/495966banner_socio.giflink
http://www.abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/330350economiaagua.jpglink
http://www.abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/514816banner_1.jpglink
http://www.abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/611994jps080916.jpglink
http://www.abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/283592241326diadesol2015.jpglink
Home Notícias Notícias ABES “O Brasil vive um momento crucial para investir em qualificação”, avalia engenheiro espanhol que ministrará curso na ABES-SP em maio. As inscrições estão abertas
“O Brasil vive um momento crucial para investir em qualificação”, avalia engenheiro espanhol que ministrará curso na ABES-SP em maio. As inscrições estão abertas PDF Imprimir E-mail
Ter, 15 de Abril de 2014 09:12

Cada vez mais os profissionais de Engenharia têm que buscar qualificação, inclusive em outras áreas, como tecnologia e informática. E o momento vivido pelo Brasil é propício a investir em conhecimento, como afirma o engenheiro espanhol Xavier Torret Requena, que ministrará na ABES-SP, de 12 a 16 de maio, o “Curso de Projetos de Redes de Esgotos e Drenagem Urbana com uso de EPA-SWMM em combinação com Softwares Gis livres”.

Xavier“Hoje o mundo é global e neste contexto, a única forma possível para competir é investir em conhecimento e treinamento. Além disso, este tipo de investimento deve ser realizado precisamente em momentos como o que o Brasil está vivendo agora, já que neste momento é possível fazer este tipo de esforço. Na Espanha estamos vendo muitos engenheiros que precisam e gostariam de melhorar a sua formação, mas não têm recursos e oportunidades para isso. Neste sentido, é muito triste ver como o pessoal que não investiu na sua formação quando foi possível agora está fora do mercado, e o que é pior, está sem oportunidades futuras”, ressalta Xavier.

No curso da ABES-SP, Xavier apresentará aos gestores a oportunidade de conhecer e aprofundar-se em uma tecnologia essencial à moderna gestão da infraestrutura municipal. “80% da informação gerenciada por uma prefeitura é passível de georreferenciamento, ou seja, tem componente espacial e pode ser exibida em um mapa. Quando exibimos um dado em um mapa, entendemos melhor a informação que esse dado tem. O Brasil está em um momento muito importante nesse sentido, porque o país já percebeu essa necessidade e estão sendo geradas as condições para a produção em massa de informação cartográfica. Em alguns anos, quando os dados geográficos existirem em massa, será possível gerenciar o território e maximizar a eficiência na tomada de decisões. Eu acho muito importante os técnicos se prepararem para este cenário.”

Os fundamentos teóricos ministrados neste curso são muito adequados para gestores de Saneamento e encaixam-se totalmente em seu perfil de competências. Neste sentido, o conhecimento ministrado será em Sistemas de Informação Geográfica (GIS), Banco de dados e modelos matemáticos para redes de drenagem e esgoto. Xavier explica que, depois de concluir o curso, os alunos terão conhecimento das ferramentas para gerenciar informações em uma rede de drenagem/esgotos, terão critérios suficientes para a tomada de decisões de gestão e tambem terão a capacidade de compreender e resolver casos práticos de operação matemática de uma rede de esgotos e de drenagem urbana.

Além do curso na ABES-SP, o engenheiro Xavier participará, como conferencista, do XII SIBESA - Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que a ABES Nacional promoverá em Natal( RN), de 19 a 21 de maio (veja mais em http://www.abes.locaweb.com.br/XP/XP-EasyPortal/Site/XP-PortalPaginaShow.php?id=782 ). “Estou muito feliz por ter sido convidado para este evento e espero levar conhecimento aplicado à gestão, que eu e minha equipe estamos trabalhando na Europa. Eu gostaria de compartilhar nossa experiência e ainda explicar os erros cometidos na Espanha para que o Brasil não reproduza as mesmas falhas.”

Xavier destaca ainda o trabalho da ABES em áreas de conhecimento de Geoengenharia e Engenharia Sanitária. “A ABES e a Mundogeo são duas entidades que eu gostaria de felicitar e incentivá-las a continuar o excelente trabalho que estão fazendo para difundir estes conhecimentos para a melhoria da gestão da infraestrutura no Brasil.”

As inscrições para o “Curso de Projetos de Redes de Esgotos e Drenagem Urbana com uso de EPA-SWMM em combinação com Softwares Gis livres” estão abertas. Para obter mais informações ou fazer sua inscrição, acesse http://www.abes-sp.org.br/cursos-e-eventos/?task=3&cid=138 .

 

Eventos

«   Maio 2019   »
dstqqss
   1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
Veja mais eventos

Receba nossos informativos

Rua Eugênio de Medeiros, 242 - 6º andar - Pinheiros - 05425-900
São Paulo - SP
Mapa de localização

Tel / Fax: 11 3814 1872
Fale conosco

ABES-SP - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental