ABES

http://www.abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/495966banner_socio.giflink
http://www.abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/330350economiaagua.jpglink
http://www.abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/241326diadesol2015.jpglink
http://www.abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/514816banner_1.jpglink
http://www.abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/611994jps080916.jpglink
Home Notícias Notícias ABES Dia do Rio: proteger a mata ciliar é fundamental
Dia do Rio: proteger a mata ciliar é fundamental PDF Imprimir E-mail
Seg, 24 de Novembro de 2014 17:14

O Dia do Rio é comemorado em 24 de novembro. Esta data foi instituída devido à grande preocupação com a escassez da água e com a preservação e proteção dos recursos naturais. Os rios são recursos hídricos necessários para a vida nos mais variados ecossistemas e, por esse fator, devemos proteger a vegetação existente às suas margens.

A ABES-SP conversou com Rodolfo José da Costa e Silva Junior, engenheiro civil sanitarista formado pela Universidade Estadual de Rio de Janeiro (UERJ) e pós-graduado em Engenharia Hidráulica, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), que contribui com seus conhecimentos acerca de medidas de preservação e despoluição de rios. Leia a seguir:

ABES-SP - Como a despoluição dos rios entra no plano de segurança da água?

Rodolfo Costa e Silva Junior- Entra de forma fundamental, principalmente em uma região tão carente que é a metrópole de São Paulo. O armazenamento de água para o futuro através dos rios é possível. Os rios Tietê e Pinheiros podem sim se transformar em sistemas de geração de água, além disso, os esgotos que podem ser reutilizados recarregando lençóis freáticos e represas.

ABES-SP - Existem medidas que garantem a preservação dos rios e que controlam a retirada de recursos dos mesmos?

Rodolfo Costa e silva Junior - Sim, primeiramente é necessário permeabilizar as bacias, isso é importante porque, infiltrando água no solo, protege o rio, por fato de ser um filtro. Esse filtro evita o escoamento superficial, que é água de pior qualidade, evita racho no solo e evita a contaminação por conta dos lixos. Também é necessário proteger a mata ciliar dos rios e devolver a água que é retirada dos mesmos.

ABES-SP - Quais mediadas são responsabilidades do governo e quais são responsabilidades da população?

Rodolfo Costa e silva Junior - Primeiro as responsabilidades do governo é que tem que ter trabalho comum dos estados e dos municípios na retirada dessa água. A medida do poder público é o planejamento, planejar para que a cidade seja mais verde, gerar áreas verdes. É também do poder público garantir as retiradas de dejetos que poluem os rios, por exemplo, esgoto, carga difusa da lavagem das ruas e, principalmente, gerar tecnologias que evitem a chegada de poluentes aos cursos d’água. As responsabilidades da população são contribuir com essa proposta, na medida em que atenda as questões do saneamento ambiental, entender o valor do rio do ponto de vista da qualidade de vida e do ponto de vista econômico. O papel da sociedade é fazer sua parte, atender coleta de lixo, de esgoto, não fazer ligação clandestina e não destruir os sistemas responsáveis pelas extrações.

Dia do Rio reduzido

 

 

 

 

Eventos

«   Novembro 2018   »
dstqqss
    1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
 
Veja mais eventos

Receba nossos informativos

Rua Eugênio de Medeiros, 242 - 6º andar - Pinheiros - 05425-900
São Paulo - SP
Mapa de localização

Tel / Fax: 11 3814 1872
Fale conosco

ABES-SP - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental