ABES

http://www.abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/330350economiaagua.jpglink
http://www.abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/241326diadesol2015.jpglink
http://www.abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/514816banner_1.jpglink
http://www.abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/611994jps080916.jpglink
Home Notícias Notícias ABES Nova diretoria da ABES- SP toma posse
Nova diretoria da ABES- SP toma posse PDF Imprimir E-mail
Sex, 14 de Agosto de 2015 11:22

A nova diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo tomou posse para o Biênio 2015-2017 nesta quarta-feira, 12 de agosto, em cerimônia realizada no auditório do Conselho Regional de Química.

A cerimônia contou com a presença de autoridades, como o ex-governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, a secretária Adjunta de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Mônica Porto, o secretário Adjunto de Energia do Estado de São Paulo, Ricardo Toledo (Ricardo e Mônica são também membros do Conselho eleito da ABES-SP), o presidente da AMLURB – Autoridade Municipal de Limpez Urbana, José Antonio Bacchim, representando o Secretário Municipal de Serviços de São Paulo, Simão Pedro, o coordenador de Parques Urbanos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, e José Eduardo Ismael Lutti, representando a secretária do Meio Ambiente, Patricia Iglecias.

O presidente da ABES-SP, o engenheiro Alceu Guérios Bittencourt, reeleito para o Biênio 2015/2017, agradeceu aos integrantes da gestão anterior e saudou diretores e conselheiros do período que se inicia, bem como autoridades e convidados presentes, ressaltando a atuação da entidade, entre outras frentes, no enfrentamento da crise hídrica. “Definimos que era nossa obrigação, como técnicos, entrar na discussão e no esclarecimento dos diversos aspectos do problema, procurando nos voltar para a sociedade, necessitada de informação fundamentada e consistente. Foi o que procuramos fazer, abrindo a ABES-SP aos meios de comunicação, trabalhando com as demais entidades, promovendo eventos e foros específicos, como foi a criação da Câmara Técnica de Recursos Hídricos. Até o presente momento, continuamos a manter intensa agenda de comunicação e discussão dos diversos temas ligados à crise.”

 

 ABE5912 - Cópia

 Alceu Bittencourt discursa na Cerimônia de Posse. Foto: Antonio Carlos Bertagnoli

 

Alceu agradeceu o trabalho das Seções Regionais da ABES-SP e ressaltoua importância que têm para a ABES as Câmaras Técnicas. “São foros abertos à participação da associação, por intermédio das quais grande parte do que a ABES faz é realizada. Assim temos capilaridade também para atuar em todo o interior”, explicou. “Também destacamos o programa Jovens Profissionais do Saneamento, que é uma organização específica para atrair os profissionais jovens para o nosso setor e tentar preencher esse espaço da falta de quadros que precisam ser formados.”

O engenheiro lembrou a participação da ABES-SP em instâncias como o Conselho Estadual de Recursos Hídricos, o Conselho Estadual de Meio Ambiente e os comitês de bacia, nos quais a entidade ampliou significativamente sua representação.

A ABES-SP foi ainda convidada a participar do Comitê da Crise Hídrica, criado por decreto do Governo Estadual, no qual foi eleita para representar as entidades da sociedade civil no Grupo Executivo encarregado de redigir o Plano de Contingência.

Nas boas-vindas aos presentes, o presidente nacional da ABES, Dante Ragazzi Pauli, que na cerimônia também representou o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, ressaltou o trabalho que a ABES-SP vem realizando como representante da sociedade civil no Comitê da Crise Hídrica do Estado de São Paulo. “É um reflexo do trabalho comprometido que estamos realizando, e isso também aumenta nossa responsabilidade com o saneamento em São Paulo e no Brasil.”

Para o secretário adjunto de Energia emembro do Conselho da ABES-SP, Ricardo Toledo,a ABES é uma entidade de extrema importância na formulação, na reflexão das políticas públicas de saneamento, especialmente dentro dessa visão ampla do saneamento ambiental. “A história da ABES é uma história extremamente importante que acompanha o desenvolvimento do saneamento brasileiro na fase como nos encontramos, desde 1966. Passou por todos os movimentos mais importantes do saneamento nesse país, pela formação, criação do PLANASA, pela substituição de políticas por outras, uma agenda crescente de responsabilidade nacional, de responsabilidade sob todo o saneamento ambiental dessa forma mais ampla. Então, dessa forma, eu me sinto à vontade para saudar a nova diretoria da ABES-SP, tanto quanto colega, conselheiro e na condição de membro do governo do estado de São Paulo.”

Monica Porto, ao cumprimentar a ABES-SP em nome do Governo Estadual, destacou a parceria com a entidade em diversas frentes. “É um grande prazer estar falando aqui hoje e também como membro do Governo, principalmente neste momento em que nós temos encontrado na ABES uma parceria de muito valor, e também como novo membro do Conselho da ABES, em que esperamos poder colaborar com a gestão do Alceu e a sua liderança segura. A ABES tem sido uma parceira extremamente importante para nós da Secretaria no momento de crise que nós vivemos, esse momento muito difícil de abastecimento público e de saneamento de uma maneira geral o Estado de São Paulo. A ABES tem se mostrado disposta a colaborar, e já colaborou bastante no Comitê de Gestão da Crise Hídrica, pelo seu papel nacional e por sua importância, não só como uma associação profissional, mas também como uma associação - e aqui eu ponho meu chapéu da minha vida pregressa de professora da USP - que tem tido um papel extremamente importante junto à comunidade científica da área de saneamento, impulsionando o desenvolvimento de novas tecnologias.”

 

 ABE5933 - Cópia

 Membros da nova Diretoria Executiva da ABES-SP. Foto: Antonio Carlos Bertagnoli

 

 ABE5940 - Cópia

Nova diretoria da ABES-SP, eleita para a gestão 2015/2017. Foto: Antonio Carlos Bertagnoli

 

Clique aqui e acesse a galeria completa de fotos da cerimônia.

 

Congresso

A nova gestão da ABES-SP tem outro grande desafio: a organização do 29º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que será realizado em São Paulo, em 2017.

Mônica Porto destacou a importância do eventopara as comunidades acadêmica e profissional. “Essa liderança segura da ABES, em que eu cumprimento novamente o Dante e o Alceu, tem levado a resultados extremamente importantes, e esses resultados a gente percebe nesses momentos de crise, como o momento em que passamos agora, a importância de ter instituições do porte da ABES, e eu falo aqui como ex-presidente da ABRH. Fui presidente da ABRH, sou sócia da ABRH há muito tempo, e neste caso a ABES também sempre foi uma parceria de ótima qualidade, e extremamente importante. Então eu quero cumprimentar o Alceu, esse desafio que se desenrola nos próximos dois anos, não só no apoio a nós do setor do governo no enfrentamento da crise, mas também no apoio ao desenvolvimento de tecnologias, no apoio aos parceiros da ABES, às empresas que prestam serviços de saneamento, esse apoio, essa parceria da ABES vai ser cada vez mais necessária nos próximos dois anos, vai continuar sendo essencial para a gente conseguir sair do outro lado, mas também no desafio da ABES de trazer o próximo Congresso para São Paulo, esse é um desafio que vai ser bastante importante para a ABES e nós estamos aqui prontos para ajudar naquilo que for possível, e dizer, Alceu, que muito me orgulho de fazer parte do Conselho da Seção São Paulo da ABES, presidida por você.”

Este ano, o 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES será realizado no Rio de Janeiro, de 4 a 8 de outubro. O maior encontro do saneamento da América Latina deverá reunir mais de 5 mil profissionais do setor, acadêmicos, estudantes e gestores para discutir temas prioritários como a crise hídrica.

Mais informações sobre o Congresso emhttp://abes-dn.org.br/28cbesa/index.php

 

 

Eventos

«   Novembro 2017   »
dstqqss
   1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
  
Veja mais eventos

Receba nossos informativos

Rua Eugênio de Medeiros, 242 - 6º andar - Pinheiros - 05425-900
São Paulo - SP
Mapa de localização

Tel / Fax: 11 3814 1872 e 11 2729 5510
Fale conosco

ABES-SP - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental