ABES

http://www.abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/330350economiaagua.jpglink
http://www.abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/241326diadesol2015.jpglink
http://www.abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/514816banner_1.jpglink
http://www.abes-sp.org.br/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/611994jps080916.jpglink
Home Notícias Notícias ABES ABES-SP no Congresso ABES/Fenasan2017: conheça case sobre gestão do abastecimento de água em cenário de escassez, que será apresentado por associados
ABES-SP no Congresso ABES/Fenasan2017: conheça case sobre gestão do abastecimento de água em cenário de escassez, que será apresentado por associados PDF Imprimir E-mail
Sex, 11 de Agosto de 2017 15:12

A ABES Seção São Paulo marcará presença no Congresso ABES- Fenasan 2017, que acontecerá entre os dias 2 de 6 de outubro, no São Paulo Expo, com apresentações de diversos trabalhos. Um deles é do engenheiro Antonio Carlos Lino, membro do Conselho Diretor da ABES-SP, que vai abordar o tema “A Gestão do Abastecimento de Água em Ambiente de Escassez – Case da Região do Butantã." 

O case, que foi desenvolvido por Lino e por  Mauro Antonio Santos, analista de gestão da UGR Butantã e também associado da ABES-SP, discorre sobre a gestão eficaz do sistema de abastecimento de água, em ambiente de escassez de recursos hídricos, realizado na Unidade de Gerenciamento Regional Butantã, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que no auge da crise hídrica ocorrida na Região Metropolitana de São Paulo, era responsável pelo atendimento de aproximadamente 1,1 milhão de pessoas da região oeste da cidade de São Paulo. 

“As ações visaram à mobilização de todos os recursos disponíveis para garantir a regularidade no abastecimento, com a consequente economia de recursos hídricos, tendo por premissa que o acesso à água, em quantidade suficiente para manutenção de reservação (água na caixa), pelo período de 24 horas, era uma necessidade vital para a população”, explica Lino.

ANTÔNIO CARLOS DA COSTA LINO

Antonio Carlos Lino

Ainda de acordo com o engenheiro, a principal motivação surgiu da necessidade de superar os desafios trazidos pela crise hídrica que atingiu a Região Metropolitana de São Paulo entre os anos de 2014 e 2015. 

“Assim, na busca pela melhoria da qualidade de vida da população, foram desenvolvidas ferramentas e políticas de gestão que contribuíram para o uso racional da água”, frisa. “As soluções inovadoras e integradas contribuíram decisivamente para a minimização dos efeitos da crise, e garantiram a distribuição de água potável no tempo, pressão e quantidade necessária.” 

Lino acrescenta que “para garantir a regularidade na distribuição de água e preservação dos serviços ambientais, agregados à metodologia de integração e racionalidade, foi desenvolvida uma prática de gestão voltada à minimização dos efeitos da falta de água, em um cenário de grave escassez hídrica”, destaca.

 

Expectativa para o evento 

Lino ressalta que o problema da escassez de recursos hídricos vem ocorrendo em vários estados do País. “Ao apresentarmos este trabalho no Congresso ABES Fenasan 2017, o maior encontro de Saneamento Ambiental das Américas, temos a expectativa de compartilhar nossas experiências e soluções com profissionais que buscam conhecimento de como enfrentar esta crise”, afirma. “Teremos também a oportunidade de participar de sessões e acompanhar o debate de temas de extrema relevância para a melhoria do saneamento ambiental e da qualidade de vida da população”, conclui o diretor da ABES-SP.

 

O Congresso:

Sob o tema “Saneamento Ambiental: Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Retomada do Crescimento”, o Congresso ABES- Fenasan 2017consolida-se como o maior evento de saneamento ambiental e meio ambiente das Américas. Esta é uma realização da parceria entre a ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e a AESabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp), que constitui como uma das etapas preparatórias fundamentais para o Fórum Mundial da Água, a ser realizado em Brasília em 2018.

Espera-se um público de 4 mil congressistas técnicos vindos de todos os estados brasileiros, para o Congresso da ABES, e uma visitação para a Fenasan de mais de 20.000 profissionais de todo o Brasil e do exterior, com expositores da Alemanha, Áustria, China, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Israel, Itália, México, Peru, Portugal, Reino Unido, Turquia e Uruguai.

Os profissionais do setor terão a oportunidade de conhecer suas principais inovações tecnológicas, bem como debater políticas públicas voltadas para sua otimização, intercambiar informações e ampliar a redes de contatos profissionais, interagindo com especialistas e profissionais do Brasil e do exterior.

Acesse o site https://www.abesfenasan2017.com.br/index.phppara conhecer a programação, fazer inscrições para o Congresso ABES e credenciamento para visita gratuita à Fenasan.

Link úteis:

Site: https://www.abesfenasan2017.com.br/index.php

Facebook: https://www.facebook.com/abesfenasan2017/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCG1afCEAbOHcu-oXW5V5nMg

 

Serviço:

Congresso ABES/Fenasan 2017 – o maior encontro de Saneamento Ambiental das Américas

Realização: ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e AESabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp)

Quando:  de 02 a 06 de outubro de 2017: programação técnica dias 3, 4 e 5 de outubro; solenidade de abertura no dia 2 e visitas técnicas em 6/10

Local: Centro de Convenções São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes, Km.1.5

Transporte gratuito saindo das estações do Metrô Conceição (Linha Azul) e Santos Imigrantes (Linha Verde)

 

Eventos

«   Outubro 2017   »
dstqqss
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
    
Veja mais eventos

Receba nossos informativos

Rua Eugênio de Medeiros, 242 - 6º andar - Pinheiros - 05425-900
São Paulo - SP
Mapa de localização

Tel / Fax: 11 3814 1872 e 11 2729 5510
Fale conosco

ABES-SP - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental